quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A sementinha

Quem aqui já viu uma sementinha?
Sabe quando a mamãe prepara o feijão? Primeiro ela escolhe o feijão e depois coloca pra cozinhar, certo?! Então, cada feijãozinho é uma semente, você sabia?
Aliás, existem muitos tipos de semente, por exemplo, dentro da maçã tem sementes, da goiaba, do maracujá, da melancia, do mamão... e cada sementinha se plantada dará uma planta.
Bem, mas como é que faz pra uma sementinha virar uma planta?
O que acontece debaixo da terra com a sementinha?
É isso que vamos ver hoje!

Primeiro é preciso enterrar a sementinha na terra e colocar um pouquinho de terra em cima, ela fica lá dentro no escurinho por um certo tempo. Então da sementinha sai uma pontinha, é o início de uma pequena raiz, isso significa que ela nasceu, ela agora está procurando na terra a água para começar a crescer.



Os dias vão se passando e ela vai percebendo que suas raízes precisam ir mais fundo pra buscar mais água, ela continua crescendo e se preparando pra soltar sua primeira folhinha.


Um belo dia ela decide sair do escurinho da terra e ver a luz do sol, e assim nasce a sua primeira folhinha. Ela ainda é tão pequeninha, tão delicada, depende de cuidados.


Logo logo ela vai ficando mais forte, vai soltando mais folhinhas, vai espichando e crescendo, tanto pra cima quanto pra baixo, porque suas raízes crescem pra baixo também.


Então podemos dizer que agora ela é uma plantinha já crescidinha, já está forte pra continuar crescendo. Um dia ela vai dar flores e até frutinhas.


Não sei se vocês perceberam, mas tem três coisas que uma sementinha precisa pra crescer, vocês sabem o que são essas três coisas?
1. a terra fofinha
2. a água
3. o sol
Na terra totalmente seca e sem água fica difícil da sementinha nascer, por isso é importante a chuva, aquela água fininha que cai do céu e molha a terra.


O sol também é super importante, sem a sua luz e o seu calor as plantinhas não conseguem sobreviver... é por isso que plantas dentro de casa acabam morrendo, por não terem a luz do sol.


Nós vimos então como a sementinha vira uma planta e o que ela precisa pra que isso aconteça.
Vocês sabiam que o nosso coração também é assim, igual às plantinhas?
O nosso coração é a terra e a semente é a Palavra de Deus. Se nós cuidarmos da sementinha que foi plantada no nosso coração, se a gente aceitar a Cristo, orar, ler a Bíblia, ir à igreja... então ela vai crescer e dar frutos.


Mas se não cuidarmos, ela vai murchar e morrer. Porque a "boa semente" (Mt 13:24) depende de cuidados para que ela cresça e dê frutos.


É interessante a gente prestar atenção que tudo depende do tipo de semente que você planta. Se você plantar milho vai nascer feijão? Não!!! O resultado depende diretamente do que você escolheu plantar no início. Por isso é importante escolher o que você quer plantar no seu coração.
Se você plantar no seu coração o amor à Jesus, de ler à Biblia, de ir à igreja... o que você irá colher? Você vai seguir a Jesus, vai gostar de ler à Biblia e de ir à igreja!
No entanto, se você disser "eu gosto de ler a Biblia", mas depois você esquece e nunca mais lê a Biblia... isso quer dizer que a semente que você plantou vai acabar morrendo, porque você não está cuidando dela.
A "boa semente" depende de cuidados, mas a semente "ruim" não! É como um terreno, se este for deixado sozinho e sem nenhum cuidado o resultado será mato, muito mato! E mato não serve pra nada, ocupa espaço e chega a ser perigoso. Interessante é que o mato não depende de cuidado nenhum, ele cresce sozinho e muito rápido.
O nosso coração também é assim, se não cuidarmos dele ele acabará ficando cheio de mato!
Mato não tem nenhuma serventia, precisa ser tirado, o terreno precisa ser limpo para que possa ser usado para algo útil.
Se o seu coração está cheio de mato, se você não tem cuidado e dedicado a plantar boas sementes no seu coração, saiba que Jesus é o único que pode limpar seu coração. Ele vai tirar do seu coração todas as coisas feias e erradas.
Então seu coração vai estar limpo e Jesus pode fazer dele um jardim, cheio de coisas belas e encantadoras!

História para crianças a ser contada na EBF-2011 da Igreja Batista em Vianópolis.
Texto e ilustrações por Isabelle Goulart Santos.