quarta-feira, 4 de junho de 2014

Marta ou Maria?!!!


"E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."    Lucas 10: 38-42

Sempre que leio a história de Marta e Maria fico com o coração pesaroso... eu queria tanto ser como a Maria, mas me vejo sendo uma Marta!
Sou daquelas que está o tempo todo fazendo alguma coisa, não sei nem sentar no sofá sem ter ao menos o ipad nas mãos, ou que seja algo pra ler... nem assistir TV simplesmente não é suficiente pra mim, acho que tenho que estar fazendo algo enquanto assisto!
Pra não dizer que enquanto lavo a louça, coloco roupa na máquina, programo mentalmente o que vou fazer pro almoço... bem, deu pra entender, né?!
Acabo sendo uma Marta na íntegra! E penso com os meus botões, "não tenho tempo pra ser como a Maria que ficou assentada aos pés de Jesus escutando Ele falar enquanto a Marta corria feito desesperada pra dar conta de fazer tudo!"
No fundo, eu julgo a Maria como a "desocupada" da história! A Marta era quem fazia tudo e ainda nem tinha ajuda da Maria!
Mas, será?! Será mesmo que a Marta fazia tudo e a Maria nada?!!!
Tenho certeza de que as duas irmãs tinham algum acordo com relação às tarefas domésticas, provavelmente dividiam entre si as inúmeras tarefas.
A diferença entre elas?! A diferença está provavelmente na organização e aproveitamento do tempo.
Quero crer que a Maria era provavelmente uma moça que organizava bem o seu tempo, e sabia separar um tempo dentro das suas atividades para se assentar aos pés de Jesus e aprender Dele!
A Marta fazia muitas coisas e sempre havia muitas coisas pra fazer, tanto que ela se desesperou e chegou até a pedir pra Jesus dar um toque pra que a Maria a ajudasse, porque ela também queria ouvir de Jesus! Mas Jesus disse que não, a Maria tinha feito uma boa escolha, e isso não seria tirado dela!
A Maria tinha escolhido fazer as suas tarefas com antecedência e separar um tempo do seu dia somente pra Jesus... e Jesus estava à sua disposição! Esse era o tempo dela e não podia ser interrompido!
A Marta precisava aprender essa lição e se organizar melhor... todas precisamos aprender essa lição! Se formos organizadas há tempo pra fazer tudo e ainda ter um tempo com Jesus, o tempo mais especial do dia!