sábado, 21 de abril de 2012

Como confiar no Senhor?!



"Confia no Senhor e faze o bem;
habita na terra e alimenta-te da verdade.
Agrada-te do Senhor,
e ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor,
confia nele, e o mais ele fará."  Salmo 37: 3-5

Essa semana me veio a mente a pergunta, "como confiar no Senhor?", e ainda comentei com meu esposo e ele me olhou com uma cara do tipo "como que vc pode perguntar uma coisa dessas?!"
Não me entenda mal, mas é que no meio de uma dificuldade, de uma notícia inesperada e não tão satisfatória, eu me peguei perguntando sobre como, de forma prática e concreta, eu posso de fato confiar no Senhor. Sinto que dizer que confio no Senhor e continuar me preocupando não é de fato confiar no Senhor... dizer é fácil, o difícil é colocar em prática essa confiança!
Então me veio à mente esse texto de Salmo 37 e pude aprender algumas coisas preciosas ao estudar esse texto.
O texto começa com uma ordem, "confia no Senhor", e confiar no Senhor não é uma opção para o cristão, é uma ordem! O nosso Deus que nos criou e que nos sustenta a cada dia merece a nossa confiança total, é por causa da sua misericórdia e da sua constante graça que estamos vivos!
Na sequência vem uma série de ações práticas:
- "faze o bem"... confiar no Senhor não é somente fazer aquela oração de entrega, sentar e cruzar os braços e esperar ver Deus fazer alguma coisa! Não! Precisamos sim orar, derramar diante de Deus o nosso coração, expor para Ele tudo o que está nos preocupando... mas depois dessa oração devemos ocupar as nossas mãos e a nossa mente em atividades concretas, devemos ir fazer as nossas atividades cotidianas, do contrário entramos em depressão e a nossa mente irá nos arrastar para pensamentos errados.
- "habita na terra"... confiar no Senhor não é viver num mundo fantasioso, passar a "pensar positivamente", negar que exista algum problema... não! Continuamos a viver no planeta Terra, nossa vida continua sendo a mesma de sempre. As dificuldades existem, isso é um fato! Não temos como escapar milagrosamente das dificuldades! Na verdade, Jesus mesmo disse "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)
- "alimenta-te da verdade"... na dificuldade é o momento em que o nosso coração mais anseia por algo que venha confortar e satisfazer as ânsias e desejos do coração. É o momento em que as nossas "antenas" tentam captar toda e qualquer coisa que diz respeito ao que estamos enfrentando! E como é fácil dar ouvidos ao que as pessoas nos dizem, seja algo bom ou até mesmo ruim. A Biblia diz "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas" (Jeremias 17:9) A única fonte confiável de informação, no que diz respeito a satisfazer o coração, é a Biblia! A Bíblia é a verdade! É a palavra de Deus!
- "agrada-te do Senhor"... na hora da dificuldade as coisas perdem a graça, a comida perde o sabor, deixamos de ver o colorido das coisas, nosso ânimo se esvai... é fácil cair em desânimo e depressão nos momentos de dificuldade. Então a Biblia diz, "agrada-te do Senhor", isso quer dizer, comece a ler a Biblia, a ler um bom livro cristão, a participar das atividades da igreja, a se envolver com os irmãos... e logo você vai perceber que existem muitas razões para se alegrar no Senhor! Ao se alegrar no Senhor você estará se agradando do Senhor, o seu maior agrado será o próprio Senhor!
- "... e ele satisfará os desejos do teu coração"... o texto insere então uma promessa bem no meio dessas ordenanças, para que a gente não pense que é penoso ter que fazer tudo isso, para que vejamos que Deus tem prazer em nos alegrar também! Se tivermos a atitude correta frente as dificuldades que acontecem na nossa vida, se reconhecermos que é preciso seguir em frente com a ajuda do Senhor, e mais que isso, se buscarmos nos alegrar e nos agradar do Senhor... então Deus graciosamente irá atender até mesmo aos "desejos" do nosso coração! Ele irá nos conceder bençãos como presentes! Nosso coração se encherá de alegria com a bondade do nosso Deus!
Está aí a resposta da pergunta, "como confiar no Senhor?!" É simples... é como diz o versículo 5 do Salmo 37, "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará."
Não temos como resolver os nossos problemas, isso é tarefa de Deus! Tudo o que Ele nos pede é que aprendamos a viver na Sua dependência, um dia após o outro, buscando constantemente a Sua presença e a Sua força para encarar um passo de cada vez!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Mulher submissa?!!!

Quando se fala em submissão das mulheres aos seus esposos, não tem uma mulher que não torça o nariz!
Esse é sem dúvida o assunto que mais revolta as mulheres! Especialmente as mulheres cristãs, pelo fato de que na Biblia temos vários textos que de forma bem clara dizem que a mulher deve ser submissa ao seu marido.
Veja por exemplo:  "As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor." Efésios 5:22
Quantas não são as mulheres que gostariam que na sua Bíblia não tivesse esse texto?! E quando passam por esse versículo o lêem rapidamente, procuram não pensar muito no assunto, buscam justificar que Paulo escreveu esse texto no contexto daquela época e que hoje os tempos são outros... hoje vivemos em tempos modernos, já "evoluímos" muito depois daquilo!
Algumas possíveis razões para esse sentimento revoltante com relação a esse assunto pode estar na filosofia individualista dos dias de hoje e também no pensamento feminista que infectou todas as mulheres depois da década de 60. Hoje o que conta é a busca do prazer pessoal, se a pessoa não estiver se sentindo bem por alguma razão, ela deve se libertar daquilo que a está oprimindo, vemos nesse pensamento a forte influência do teoria de Freud.
É interessante notar que o próprio versículo traz uma explicação que faz toda a diferença, a mulher deve ser submissa ao seu marido “como ao Senhor”, isso quer dizer que em primeiro lugar ela deve ser submissa ao Senhor Deus!
A submissão da mulher está assim intimamente ligada ao seu relacionamento com Deus, à forma como ela se submete ao senhorio do Senhor... não é possível aceitar se submeter ao Senhor sem reconhecer e aceitar a vontade Dele na sua vida. É preciso haver renegação total de nós mesmas, do nosso eu, das nossas vontades. Passamos a ser propriedade do Senhor.
Então vem à nossa mente, “porque eu devo me submeter assim totalmente à Deus?” Na verdade, a pergunta que está no nosso coração é, “se eu renegar tudo o que sou e me entregar totalmente à Deus, será que Ele vai cuidar de mim?!” Equivocadamente achamos que nós sabemos cuidar de nós mesmas muito melhor, e temos medo de que Deus não cuide tão bem assim de nós!
Quando assumimos as rédeas da nossa vida pessoal, quando passamos a dar prioridade aos nossos desejos pessoais, quando sentimos que devemos obediência a ninguém, o resultado é a insubmissão, é ter o foco em si mesma e buscar a todo custo a sua auto-satisfação.
A submissão é o contrário disso, é prestar obediência a uma autoridade que Deus constituiu. Não se trata de uma obediência cega e degradante, mas de uma obediência inteligente, pois obedecer não é se inferiorizar, é ser forte o suficiente para renunciar a própria vontade em prol do outro.
Se de fato somos submissas ao nosso Deus, Ele nos capacita a sermos submissas aos nossos esposos. Só existe uma forma de  sermos submissas, aprendendo a ser como Cristo, é permitir que Ele molde o nosso coração com a nossa cooperação, para isso precisamos nos esvaziar de nós mesmas e buscarmos ser cheias Dele!
Em última análise, a insubmissão é uma revolta contra Deus, pois mesmo que uma mulher diga que é submissa à Deus, mas não aceita se submeter ao seu esposo, ela está em pecado por ir contra o que Deus diz na Biblia e por não reconhecer e aceitar a autoridade que Deus constituiu sobre ela.
A rebelião e a insubmissão não permitem que as mulheres cristãs percebam que toda essa idéia do feminismo é um plano de satanás, e a Biblia diz que não podemos servir a dois senhores, porque iremos agradar a um e aborrecer o outro (Mateus 6:24). Sendo assim, não é possível ser uma mulher de Deus e ao mesmo tempo adepta do feminismo!
Nossa posição como mulheres de Deus deve ser a de resistir o inimigo, pois a proposta dele pode parecer apetitosa, de buscarmos a nossa própria satisfação sem levarmos em conta o nosso lar e os nossos queridos, no entanto o resultado final é amargo, pois gera discórdias e muitas vezes o abandono do lar e o rompimento de casamentos porque estes não se encaixam no nosso ideal, porque estes atrapalham o plano que temos para a nossa vida pessoal.
A Biblia diz "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7