domingo, 9 de junho de 2013

Um convite


"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração;
e achareis descanso para a vossa alma.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."   Mateus 11: 28-30


Nos dias de hoje... no mundo em que vivemos... a correria desenfreada e a quantidade enorme de coisas que temos pra lidar no dia a dia... sabemos na pele o que é viver sobrecarregados!
E pra quem já se sente sobrecarregado pensar em uma carga extra já é um suplício!
Por essa razão é que as pessoas não querem seguir a Cristo. Buscam soluções religiosas rápidas, baratas e de efeito imediato, mas seguir e servir a Cristo não é nada atrativo... exatamente porque parece pesado e difícil!
Realmente, Cristo não quis iludir ninguém... ele mesmo diz "tomai sobre vós o meu jugo"!
O "jugo" não é algo que faça parte do nosso cotidiano hoje, mas na agricultura antiga o jugo era muito utilizado. Para arar a terra era preciso fazer uso da força dos bois, o arado era pesado e era preciso dois bois para puxá-lo. O que se fazia era colocar um boi já com a experiencia de puxar o arado e seguir o comando do lavrador, e junto desse boi mais experiente era colocado um boi novo e sem experiencia, que por sinal costumava ser teimoso e rebelde... mas esse era vencido pela força e determinação do outro boi. Dessa forma eram treinadas as parelhas de bois.
É interessante pensar nessa analogia, porque Cristo disse que precisamos tomar o seu jugo, andar lado a lado com ele... veja que Cristo não impõe o jugo sobre ninguém, é feito um convite, é dada a opção para que se tome o jugo de Cristo!
E porque alguém quereria tomar um jugo sobre si?!!! Alguém em "sã consciência" faria isso?! Especialmente alguém que já está cansado e sobrecarregado?!
Porque e pra quê fazer isso?!
Jesus chama os cansados e sobrecarregados e promete que vai aliviar o peso que carregam... e em seguida diz que pra isso é preciso carregar sobre os ombros um jugo!?
É aí que está a beleza desse convite que Cristo nos faz!
Jesus sabe muito bem que o nosso cansaço e a nossa sobrecarga é devido exatamente ao nosso modo de viver, achamos que somos experientes o suficiente para fazer as nossas decisões e escolher o que é melhor para nós! Mas com grande frequência acabamos cansados e sobrecarregados em função das nossas próprias escolhas. Não somos capazes de fazer as escolhas corretas por nós mesmos... precisamos de um guia, alguém que tenha mais experiência que nós para nos auxiliar, mesmo que as vezes seja contrário ao que queremos ou achamos que deve ser feito naquele momento.
Muito do cansaço que as pessoas sentem não é físico, mas sim na mente... é a mente a grande responsável por sugar todas as energias do corpo quando há um conflito, quando algo não vai bem. Decisões tomadas sem refletir, atitudes impensadas... são essas coisas que sobrecarregam a mente e a alma.
Jesus sabe o quão rebelde é a nossa natureza, e somente o jugo com Ele é capaz de corrigir os nossos erros, e nos guiar no caminho certo... somente quando estamos com Ele vencemos a nossa natureza carnal e rebelde.
No entanto, Jesus nos tranquiliza ao dizer que Ele é "manso e humilde de coração"... Jesus não é um tirano que de repente quer mandar na nossa vida, fazer as escolhas por nós... não, de forma alguma!!!
Jesus é tão manso e humilde de coração que Ele está disposto a segurar o peso do jugo quando dermos as nossas deslizadas, e depois que nos erguemos Ele continua nos amando e nos ensinando com o maior carinho possível. Apesar das nossas fraquezas, Jesus está sempre presente!
Jesus ainda explica que o seu "jugo é suave" e o seu "fardo é leve"... e realmente, fazer o certo não traz peso, pelo contrário, descansa e tranquiliza o coração. Com Jesus temos a chance de tomar as decisões sob o Seu comando, contando com a experiência Dele.
A impressão que temos ao ler esse texto é que teremos que carregar "um peso a mais"... e não... Jesus é quem se oferece para aliviar o peso que carregamos sobre os ombros!
Jesus tira de sobre nós o peso e a sobrecarga que carregávamos, que era o pecado e as consequências deste, com a sua morte na cruz ele pagou e apagou toda a dívida que existia a nosso respeito, não precisamos mais carregar o peso do pecado... tudo isso ficou lá na cruz!
Agora somos convidados a andar lado a lado com Cristo, e Ele ainda se dispõe a nos ajudar a carregar o peso da vida que temos aqui nesse mundo, enquanto não somos totalmente livres da influência do pecado.
Lindo, não é?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário