"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará."
Salmo 23:1
Esse é sem dúvida um dos versículos mais conhecidos da Bíblia! Sabemos de cor e salteado!
Muitos de nós sabemos o Salmo 23 inteiro de memória!
Não tem ninguém que eu conheça que não ame esse Salmo, é daqueles Salmos que lemos para confortar o coração!
Mas conhecer o Salmo não é o mesmo que conhecer o Deus do Salmo 23! Esse Salmo nos ensina muito sobre Deus, sobre o Senhor das nossas vidas.
Primeiramente, o salmista reconhece que o seu pastor é "o Senhor". No mundo de hoje em que há tantas opções de líderes querendo arrebanhar o máximo possível de seguidores, poucos são aqueles que buscam seguir o verdadeiro pastor, o Senhor, o Deus verdadeiro!
Segundo, o salmista reconhece o Senhor como seu pastor no tempo presente... e nós, como seres humanos, temos muita dificuldade de confiar no Senhor. Lemos a Bíblia e nos encantamos com os relatos de épocas passadas e as grandes maravilhas que Deus fez e realizou. Lemos também as profecias e acreditamos e esperamos pelo cumprimento daquilo que Deus nos promete, de um dia irmos morar no céu e deixarmos pra trás esse mundo de sofrimento. Sim, cremos que Deus é poderoso e capaz de fazer grandes maravilhas... Ele já fez no passado e há de fazer no futuro! Mas, e o hoje e o agora?! É no presente que o nosso coração titubeia, onde nos falta a fé e a confiança em Deus. Quando se trata dos nossos problemas, quando a dificuldade atinge a nós... infelizmente, duvidamos de Deus. Que pena!
O salmista está nos ensinando que o nosso Deus, tão grande e tão poderoso, que realizou grandes feitos no passado e fará coisas grandiosas no futuro, é também o mesmo Deus que cuida de cada um de nós, das situações particulares e peculiares das nossas vidas cotidianas!
Não deveria nos assombrar, e não deveríamos respirar aliviados quando "saímos de um problema", como se por sorte tivéssemos conseguido sair da enrascada... não! É Deus quem conduz a nossa vida, quem cuida de nós! É Ele quem comanda todos os detalhes!
Também não deveríamos nos desesperar frente às dificuldades! Deveríamos entregar nas mãos de Deus e confiar que Ele vai nos conduzir em todo o trajeto!
Mas... como é difícil! Precisamos pedir diariamente a Deus, "Senhor, aumenta-nos a fé"!
Terceiro, o salmista declara que "nada me faltará"... e nesse ponto, todos nós temos a nossa lista mental de coisas que nos falta, e ficamos pensando, como esse salmo pode ser verdade se me falta ainda tanta coisa?!
Como a nossa mente e o nosso coração são prisioneiros das coisas materiais e corruptíveis!
É só ler o restante do salmo que temos a resposta:
"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias."
Nada nos faltará... Deus está sempre disposto a nos guiar; a prover as nossas necessidades; a refrigerar a nossa alma; a cuidar de nós a despeito dos nossos deslizes para com Ele, pelo simples fato de que Ele zela pelo Seu nome; a nos ensinar mesmo que seja pelos meios mais doloridos em face da nossa dureza de coração e em seguida nos consolar com o Seu amor; Ele nos deixa provar o sabor da vitória sobre os nossos inimigos, nos permite sermos grandemente abençoados em todos os aspectos da vida, especialmente na nossa vida espiritual; nos promete que a Sua bondade e a Sua misericórdia serão constante em nossas vidas, todos os dias, enquanto vivermos nessa terra; e por fim nos assegura que habitaremos com Ele no céu, na casa do Senhor, eternamente!
E então, falta alguma coisa?!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário