quinta-feira, 23 de junho de 2016

O jovem Ló


Desde que escrevi a última postagem me peguei pensando sobre a vida de Ló... e creio que pela primeira vez eu vi uma série de detalhes que não tinha visto antes!
Ló é sobrinho de Abraão, e por ter perdido o pai foi "adotado" pelo tio Abraão. Quando Deus chama Abraão para sair da sua terra e da sua parentela, ele sai e leva consigo o seu sobrinho Ló provavelmente porque se sentia responsável por ele.
Ló cresce sob a assistência do seu tio e aprende com ele a lidar com as dificuldades da vida e do deserto, até mesmo a fazer a sua própria riqueza, tanto que um dia as suas posses eram tantas que a terra não suportava mais eles dois juntos... tiveram que se separar!
Então Abraão, mesmo sendo o mais velho, deu ao seu sobrinho a chance de escolher pra onde ele queira ir, e ele iria na direção oposta!
Ló olhou em volta e viu as campinas do Jordão "que era toda bem regada... como o jardim do Senhor" e que ficava perto de Sodoma e Gomorra, e rapidamente fez a sua opção e se separaram!
Abraão ficou com o deserto, já Ló foi "armando as suas tendas até Sodoma", ele não se contentou em ficar somente nas campinas e foi aos poucos se aproximando de Sodoma até que finalmente fixou residência dentro da cidade!
Ló então não se contenta em simplesmente morar em Sodoma, ele resolve fazer parte da vida social e política desta terrível cidade e se torna um dos anciãos e juízes que se assentavam à porta de entrada. Fico imaginando o quanto ele não teve que comprometer dos seus princípios bíblicos para ter direito a se assentar à porta de Sodoma, ou se é que pode declarar a sua fé... é capaz que ele tenha mantido isso como um segredo seu.
Então Deus envia os dois anjos à cidade de Sodoma e Ló rapidamente identifica que aqueles dois homens não eram como os homens de Sodoma e ele insta para que se hospedem em sua casa, talvez temendo pelo que os homens da cidade seriam capazes de fazer com eles, e de fato o que ele mais temia veio a acontecer, os homens cercaram a casa de Ló e pediam pelos dois anjos "para que abusemos deles"... que situação mais horrível!
Ló então sai para conversar com aqueles homens e acaba por fazer uma proposta simplesmente insana, propõe que os homens abusem de suas duas filhas virgens mas que não façam mal algum aos seus hóspedes... como é que é?! Se Ló foi capaz de propor uma coisa dessas, seu pensamento e seu coração já devia estar deturpado pelos costumes daquela cidade!
Os homens não aceitam a proposta de Ló e ainda arremetem contra ele, nesse momento ele foi salvo pelos dois anjos. Ele que queria proteger os seus hóspedes, que se sentia capaz o suficiente para lhes prover proteção, acaba sendo resgatado por eles!
Então os dois anjos declaram a verdadeira razão porque estavam em Sodoma, anunciam que Deus haveria de destruir Sodoma e Gomorra por completo e os adverte a saírem o mais rapidamente da cidade para que não perecessem. Ainda perguntam se Ló tinha mais alguém dos seus na cidade, talvez genros, filhos?! Então Ló sai para falar com seus dois genros, "que estavam para casar com suas filhas", e lhes fala para saírem daquele lugar porque Deus iria destruir a cidade, mas eles acharam "que ele gracejava com eles"! Os seus genros não deram nenhum crédito às suas palavras, não porque Ló não fosse levado a sério mas por causa do teor da mensagem, eles provavelmente não sabiam que Ló servia e acreditava em Deus... não fez sentido nenhum pra eles!
A gente então pode pensar que Ló rapidamente saiu da cidade, correndo pra salvar a própria pele... mas não! Ele se demorou, demorou tanto que os anjos tiveram que apertar com Ló, insistir com ele, e mesmo assim ele continuou demorando, então os anjos os "pegaram pela mão, a ele, a sua mulher, e as duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade", ou seja, ele foi arrastado pra fora da cidade!
A Bíblia não fala a razão porque eles estavam se demorando em sair da cidade, mas penso que não é difícil imaginar o porquê, provavelmente ele estava tendo dificuldades em convencer até mesmo a sua mulher e filhas que deveriam sair... ou talvez ele mesmo estivesse ainda anestesiado com a notícia e com a gravidade da mesma, aterrorizado com a ideia de ter que deixar tudo pra trás. São só conjecturas, mas penso que isso bem pode ter acontecido!
Os anjos então lhe dá uma última ordem e recomendam que ele fuja para o monte e "não olhes para trás" e mais uma vez a gente se surpreende com a resposta de Ló, ele retruca o anjo e diz que pro monte ele não vai, porque tem medo! Então ele pede pra ir pra uma cidadezinha próxima dali.
E eu me pego pensando, "se havia uma cidadezinha ali próximo, porque é que Ló não foi morar lá antes?!" Ele realmente devia gostar de morar em Sodoma, o estilo de vida daquela cidade não incomodava mais a Ló... ele não viu problemas e dificuldades em criar as suas duas filhas numa cidade como aquela, a propósito, as suas duas filhas iriam se casar com homens daquela cidade... é, Ló realmente gostava de Sodoma!
O final da história é verdadeiramente trágico... a esposa de Ló desobedece a ordem do anjo e olha para trás, e é transformada em uma estátua de sal! Ló e suas duas filhas se salvam, mas pouco tempo depois as filhas se desesperam e com medo de não virem a se casar resolvem suscitar descendência ao seu pai, só que da pior forma possível, elas se deitam com o próprio pai e concebem dois filhos ilegítimos... que tristeza!
Ló é o exemplo de jovem e adulto que não soube "caminhar com as próprias pernas" no que diz respeito à sua vida espiritual... tudo ia muito bem enquanto ele estava sob o comando do seu tio Abraão, mas a partir do momento em que ele se vê como responsável pelas suas próprias decisões ele vai gradativamente se afastando de Deus e da comunhão que um dia teve com Ele, até o ponto em que assume a posição de "crente secreto".
Ele não se preocupou quanto a não se contaminar com o pecado, ele talvez se achava forte o suficiente para não ser influenciado pelo pecado, mas a sua própria história é a prova de que isso é impossível!
O curioso é que Ló é salvo de morrer junto com os habitantes de Sodoma não porque ele estivesse orando e clamando a Deus... pelo contrário, ele só foi salvo porque o seu tio Abraão intercedeu por ele! Aliás, porque Abraão insistiu muito com Deus, porque ele se atreveu a pedir pela misericórdia de Deus!
Bom, aprendi muito com essa história... serve de alerta para que cuidemos da nossa vida espiritual e pra que não nos acostumemos com a prática do pecado, nossa atitude deve ser sempre de manter distância do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário