sábado, 16 de julho de 2016

Legado dos nossos pais e avós!

(Foto do vô Sotelo)

Dia desses atrás eu estava na casa da tia Leonor e nem sei como a conversa começou, mas ela contou que quando ela era pequena o pai dela, meu vô Sotelo, todo dia de manhã fazia o culto doméstico, ele lia a Bíblia e orava... mas tinha um detalhe, ele lia a Bíblia em voz alta e todos tinham que ficar de pé e escutar ele ler o capítulo inteiro, e depois ele orava uma oração bem comprida, e todas as filhas tinham que ficar quietinhas e esperar ele terminar pra então poder sair. Minha tia disse que achava difícil suportar essa espera, ela ficava bem pertinho da porta pra escapar o mais rápido que pudesse, depois que terminasse a leitura e a oração!
A gente riu um bocado da situação... mas então ela comentou que mesmo que ela não gostasse muito quando era criança, ela reconhece que os seus pais lhe ensinaram o temor do Senhor e que foi isso o que a protegeu durante toda a sua vida!
Quando jovem ela saiu de casa e foi trabalhar numa outra cidade, longe dos seus pais, mas ela nunca se desviou dos caminhos do Senhor, e não porque tinha alguém inspecionando, mas simplesmente porque ela havia aprendido a temer a Deus!
Então poucos dias depois eu passei por esse texto na Bíblia:

"O galardão da humildade
e o temor do Senhor
são riquezas, e honra, e vida.
Espinhos e laços 
há no caminho do perverso;
o que guarda a sua alma
retira-se pra longe deles.
Ensina a criança no caminho
em que deve andar,
e, ainda quando for velho,
não se desviará dele."
Provérbios 22: 4-6

Esse texto ensina várias verdades para pais e mães!
Se queremos que nossos filhos tenham uma vida de sucesso, com riquezas e honras, precisamos ensinar sobre:
- "o galardão da humildade", a humildade traz consigo grandes recompensas, quem é humilde vai longe, conquista grandes coisas e ainda recebe ajuda na caminhada;
- "o temor do Senhor", que temer a Deus nos livra de grandes enrascadas, nos protege do mal e nos garante a proteção do Senhor sobre as nossas vidas. Deus tem compromisso com os que são seus, com os que O servem e o amam!
Os perversos, os que não servem a Deus, tem nos seus caminhos "espinhos e laços", e se alguém quer preservar a sua alma é melhor não caminhar junto com estes. Isso não quer dizer que devemos nos isolar, não é isso o que o texto diz, mas diz que não devemos nos comprometer com os perversos, se for pra se comprometer de forma íntima e pessoal é melhor "se retirar pra longe deles"! Podemos conviver, mas não nos comprometer!
E isso deve ser ensinado na infância, não podemos esperar que os nossos filhos cresçam mais pra começar a ensiná-los! Não!!! É na infância que se aprende os conceitos básicos, depois que os filhos crescem e aprendem esses conceitos com a vida fica bem mais difícil corrigir, aí teremos que nos esforçar pra convencê-los em trocar um conceito errado pelo certo.
A Bíblia tem mesmo razão em dizer que uma coisa que se aprende na infância não será esquecido mesmo quando a pessoa já for velha... tanto as coisas boas quanto as ruins! Se for algo bom, como o que os versículos anteriores ensinam, essa pessoa desfrutará por toda a sua vida os resultados, que são riquezas, honra e vida!
Todas as minhas tias e a minha mãe, filhas do vô Sotelo, são a prova viva de que isso é verdade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário