domingo, 13 de novembro de 2016

Filhos da luz!


Hoje de manhã eu estava conversando com as nossas crianças e pré-adolescentes aqui da igreja, é uma mania de vir pra igreja e não trazer Bíblia... então estava "puxando a orelha" da turminha, pra eles lembrarem de trazerem a Bíblia quando virem pra igreja!
Então perguntei se eles tem lido a Bíblia durante a semana... e denovo, aquele silêncio! Umas duas meninas disseram que leram, muito bem pra elas! De vez em quando é preciso dar uma apertada nessa turminha, senão eles não aprendem a ler a Bíblia!
Então falei pra eles que eu queria compartilhar um versículo que li na minha leitura semanal e que me tocou... já que não vale somente cobrar e não mostrar o exemplo!
Li pra eles o texto de Efésios 5: 8-10

"Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; 
andai como filhos da luz
(porque o fruto da luz consiste em toda
bondade, e justiça, e verdade),
provando sempre o que é agradável ao Senhor."

É curioso que explicar um texto bíblico para uma criança ou adolescente exige de nós uma dinâmica diferente, a gente tem que voltar aos princípios básicos e usar uma linguagem bem simplificada... e nesse processo a gente parece ver o texto sob uma nova ótica!
Comecei explicando pra eles o que são trevas, que é a ausência total de luz, e que quando a gente vive sem Cristo vivemos nessa completa escuridão... e quando a gente conhece a Cristo e o aceita como Salvador a gente recebe a luz de Cristo nas nossas vidas, já não vivemos mais na escuridão!
É como se a gente estivesse num quarto totalmente escuro e de repente alguém acende um fósforo, tem como não enxergar a luz do fósforo?! Impossível! Da mesma forma nós, a gente é essa luzinha que se acendeu no meio da escuridão! É impossível a gente não ser notado!
Nós que temos Cristo no coração somos "luz no Senhor", somos "filhos da luz", não temos como esconder isso e nem devemos, a Bíblia nos ensina que devemos andar por esse mundo como um verdadeiro filho da luz!
Bom, mas o que é ser um "filho da luz"?! Como é isso na prática?!
A Bíblia então explica "o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade", e então nós conversamos sobre cada um desses itens:
- BONDADE: é aquela pessoa que pratica o bem, que é bondosa, educada, cortez... é aquela pessoa que se destaca por ter sempre uma atitude bondosa, que impacta e faz diferença na vida das pessoas com quem ela convive;
- JUSTIÇA: é aquela pessoa que faz sempre o que é justo, tem prazer em fazer o correto, que não faz mal ao seu próximo;
- VERDADE: é aquela pessoa que preza por dizer a verdade, por viver uma vida correta e transparente, que não tem medo de ser surpreendida porque não vive na mentira.
E então a gente pode pensar assim, "mas é muito difícil viver dessa forma!", e pra isso a gente precisa saber que não somos luz próprias, somos luz no Senhor, Ele é a luz, nós somos somente lampadinhas plugadas Nele! Brilhamos porque estamos Nele! Sem Ele não temos luz!
Por isso é importante lermos sempre a Bíblia e termos comunhão com Ele... senão a nossa luzinha vai se apagando!
Mas o que a gente ganha com tudo isso?! O final do versículo nos diz, "provando sempre o que é agradável ao Senhor". Provar de acordo com o dicionário é comprovar, é atestar a verdade por meio de provas, é experimentar, é vivenciar, é testar. Então se vivermos como filhos da luz no meio das trevas no mundo iremos poder provar de tudo o que é agradável ao Senhor!
Aí brinquei com a minha turminha hoje de manhã:
_ Se tem alguém que sabe o que é agradável de verdade, esse alguém é Deus!!! Ninguém melhor do que Ele!
E você como filho da luz tem o prazer de experimentar e comprovar que servir a Deus é a coisa mais agradável dessa vida!
Só depende de você!!!
Sim, depende de você querer provar essas maravilhas! Ou você se contenta em provar uma pitadinha dessa maravilha no domingo de manhã/noite quando vai na igreja?! Você pode experimentar bem mais do que isso e todos os dias da sua vida... basta você ler a Bíblia e desenvolver um relacionamento bem próximo com Deus!

sábado, 5 de novembro de 2016

Conselho às mães de hoje


Há mais ou menos um mês eu coloquei na parede bem em cima da minha pia de lavar louças um papelzinho com este versículo:

"Sede vigilantes,
permanecei firmes na fé,
portai-vos varonilmente,
fortalecei-vos.
Todos os vossos atos
sejam feitos com amor."
I Coríntios 16:13-14

E desde então eu sempre olho esse versículo e parece que de acordo com o dia ele serve pra uma coisa ou outra! É fantástico como Deus fala conosco!
Então eu tenho a tarefa de falar pra um grupo de mulheres/mães e fiquei pensando, "o que eu falo pra elas?!"... e enquanto pensava nisso eu estava lavando a louça e olhando pro versículo na parede, e Deus foi me mostrando tantas coisas nesses versículos!

1. As mães devem ser vigilantes... É nossa tarefa cuidar e vigiar 24hs o que os filhos estão fazendo. Isso é mais intenso quando os filhos são menores, com o passar do tempo eles vão crescendo, vão se tornando independentes, mas a nossa vigilância não pode diminuir, pelo contrário, deve é aumentar!
Mas essa vigilância não deve ser confundida com intromissão e bisbilhotice... não é isso!!! A vigilância deve ser em observar, escutar e ver os nossos filhos em diversas situações da vida deles e perceber quando eles precisam de alguma ajuda, alguma interferência e especialmente quando precisam de orações!
Não podemos nos descuidar, os nossos filhos carecem da nossa vigilância... eles carecem das nossas orações!

2. Nós como mães devemos "permanecer firmes na fé"... A nossa convicção de fé e a nossa firmeza em permanecer nos caminhos do Senhor são duas coisas essenciais se queremos ser exemplo para os nossos filhos! Aliás, somos exemplos o tempo todo, o nosso cuidado deve ser em sermos um bom exemplo!

3. Nós como mães devemos nos "portar varonilmente"... Fui pesquisar o que significa "varonilmente" e obtive esse resultado, " Heroicamente; corajosamente; Rígido; forte.", e de fato, hoje é necessário que as mães sejam heroínas, sejam corajosas, e que sejam rígidas e fortes não nos relacionamentos, mas sim frente às dificuldades que a vida nos impõe! Se a gente não tiver uma atitude corajosa, como vamos ensinar aos nossos filhos como encarar a vida de frente?! E a única forma de sermos mães corajosas é de joelhos dobrados, suplicando a Deus as forças necessárias para enfrentar dia a dia as dificuldades!

4. Nós como mãe precisamos nos "fortalecer" umas às outras... Ser mãe é uma tarefa por demais grandiosa para pensarmos que daremos conta de tudo sozinhas e sem o apoio ou ajuda de outros, simplesmente não dá! Ainda mais quando somos mães cristãs, necessitamos desse fortalecimento por parte da família da fé... os dias são difíceis e precisamos constantemente buscar em Deus forças e direcionamento, e devemos também fortalecer as outras mães e orar por elas! Juntas somos mais fortes!

5. Por fim, "todos os vossos atos sejam feitos com amor"... A frase é bonita mas difícil de ser colocada em prática! O dia a dia, a correria, a irritação vão tomando conta de nós e vamos nos distanciando cada vez mais de tudo isso que vimos acima... e a nossa fé não deve ser tão somente uma teoria, precisa ser prática, precisa estar presente nos pequenos atos do nosso viver. Precisamos viver tão perto de Deus que todos os nossos atos destilem o amor Dele!
Não basta simplesmente participar de uma reunião de oração, derramar o nosso coração na presença de Deus, rogar a Ele pelos nossos filhos, se quando chegamos em casa não tivermos uma atitude amorosa e coerente, se não mostrarmos Deus ao nosso cônjuge e filhos.
A oração deve ser o momento em que entramos na presença de Deus não somente para pedir, mas para sermos transformadas e para sermos agentes transformadores nos nossos lares!