Há mais ou menos um mês eu coloquei na parede bem em cima da minha pia de lavar louças um papelzinho com este versículo:
"Sede vigilantes,
permanecei firmes na fé,
portai-vos varonilmente,
fortalecei-vos.
Todos os vossos atos
sejam feitos com amor."
I Coríntios 16:13-14
E desde então eu sempre olho esse versículo e parece que de acordo com o dia ele serve pra uma coisa ou outra! É fantástico como Deus fala conosco!
Então eu tenho a tarefa de falar pra um grupo de mulheres/mães e fiquei pensando, "o que eu falo pra elas?!"... e enquanto pensava nisso eu estava lavando a louça e olhando pro versículo na parede, e Deus foi me mostrando tantas coisas nesses versículos!
1. As mães devem ser vigilantes... É nossa tarefa cuidar e vigiar 24hs o que os filhos estão fazendo. Isso é mais intenso quando os filhos são menores, com o passar do tempo eles vão crescendo, vão se tornando independentes, mas a nossa vigilância não pode diminuir, pelo contrário, deve é aumentar!
Mas essa vigilância não deve ser confundida com intromissão e bisbilhotice... não é isso!!! A vigilância deve ser em observar, escutar e ver os nossos filhos em diversas situações da vida deles e perceber quando eles precisam de alguma ajuda, alguma interferência e especialmente quando precisam de orações!
Não podemos nos descuidar, os nossos filhos carecem da nossa vigilância... eles carecem das nossas orações!
2. Nós como mães devemos "permanecer firmes na fé"... A nossa convicção de fé e a nossa firmeza em permanecer nos caminhos do Senhor são duas coisas essenciais se queremos ser exemplo para os nossos filhos! Aliás, somos exemplos o tempo todo, o nosso cuidado deve ser em sermos um bom exemplo!
3. Nós como mães devemos nos "portar varonilmente"... Fui pesquisar o que significa "varonilmente" e obtive esse resultado, " Heroicamente; corajosamente; Rígido; forte.", e de fato, hoje é necessário que as mães sejam heroínas, sejam corajosas, e que sejam rígidas e fortes não nos relacionamentos, mas sim frente às dificuldades que a vida nos impõe! Se a gente não tiver uma atitude corajosa, como vamos ensinar aos nossos filhos como encarar a vida de frente?! E a única forma de sermos mães corajosas é de joelhos dobrados, suplicando a Deus as forças necessárias para enfrentar dia a dia as dificuldades!
4. Nós como mãe precisamos nos "fortalecer" umas às outras... Ser mãe é uma tarefa por demais grandiosa para pensarmos que daremos conta de tudo sozinhas e sem o apoio ou ajuda de outros, simplesmente não dá! Ainda mais quando somos mães cristãs, necessitamos desse fortalecimento por parte da família da fé... os dias são difíceis e precisamos constantemente buscar em Deus forças e direcionamento, e devemos também fortalecer as outras mães e orar por elas! Juntas somos mais fortes!
5. Por fim, "todos os vossos atos sejam feitos com amor"... A frase é bonita mas difícil de ser colocada em prática! O dia a dia, a correria, a irritação vão tomando conta de nós e vamos nos distanciando cada vez mais de tudo isso que vimos acima... e a nossa fé não deve ser tão somente uma teoria, precisa ser prática, precisa estar presente nos pequenos atos do nosso viver. Precisamos viver tão perto de Deus que todos os nossos atos destilem o amor Dele!
Não basta simplesmente participar de uma reunião de oração, derramar o nosso coração na presença de Deus, rogar a Ele pelos nossos filhos, se quando chegamos em casa não tivermos uma atitude amorosa e coerente, se não mostrarmos Deus ao nosso cônjuge e filhos.
A oração deve ser o momento em que entramos na presença de Deus não somente para pedir, mas para sermos transformadas e para sermos agentes transformadores nos nossos lares!
Nenhum comentário:
Postar um comentário