terça-feira, 6 de dezembro de 2016

As parábolas do tesouro escondido e da pérola de grande valor

Eu amo estudar a Bíblia!!!
Amo mergulhar no texto e buscar entender o que Deus quer dizer com aquele texto e o que Ele quer nos ensinar!
Existe sempre aquele desejo de ver algo que eu não tinha visto antes, um detalhe que chama a atenção... a gente está sempre em busca disso!
Mas... isso pode ser muito perigoso! A gente pode correr o risco de "inventar" coisas e dizer além do que o texto está dizendo! Nessas horas é sempre bom recorrer aos estudiosos, a homens de Deus que já estudaram o texto em questão e aprender com eles!
Hoje eu aprendi lições preciosas com Stuart Olyott... que homem abençoado!
O texto em questão é as parábolas de Jesus sobre o tesouro escondido e a pérola de grande valor:

"O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
O reino dos céus é semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra."

Ele enumera três lições a partir desse texto:

1. O reino dos céus é uma conquista individual, não tem como fazer parte do reino de forma coletiva. Você precisa encontrar esse tesouro escondido no campo e essa pérola de grande valor, você tem que perceber o valor inestimável, e você tem que estar disposto a se desfazer de tudo o que você achava que era precioso para ter esse tesouro e essa pérola!

2.  Nem todas as conversões são iguais... Há aqueles que encontram o Evangelho por acaso, mas quando encontram reconhecem com grande alegria o valor inestimável desse tesouro! Há outros que são como aquele mercador que está em busca de boas pérolas, e quando encontram o Evangelho é como se finalmente eles encontrassem uma pérola de valor inestimável, a mais perfeita pérola que não se iguala a nenhuma outra!

3. O verdadeiro cristão tem uma marca distintiva, o que de fato define aquele que faz parte do reino dos céus é a convicção de que ele encontrou algo de valor inestimável, que ele se sente satisfeito por ter encontrado esse tesouro e que ele tem mais prazer nesse tesouro do que em qualquer outra coisa!
Essa pessoa nem sequer pensa em tudo o que teve que teve que "deixar pra trás" pra ter esse tesouro, na verdade, se ela precisasse trocar tudo o que tem nessa vida por esse tesouro ela o faria sem titubear! Essas são as marcas do verdadeiro cidadão do reino dos céus!

Preciosas lições que aprendi sobre essas parábolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário