domingo, 30 de setembro de 2018

Paciência


Paciência é uma daquelas coisas que a gente não nasce com ela! A gente nasce impaciente e seguimos impacientes pelo resto da vida!
E por mais incrível que possa parecer, a vida nos exige paciência desde o início! Eis aqui um dos maiores conflitos que travamos dentro de nós mesmos!
Ah, como faz falta a paciência em determinados momentos e situações da vida...
Mas é verdade também que compreendemos mal a verdadeira paciência! A princípio pensamos que paciência é tolerar algo que nos desagrada profundamente, é aquele esforço descomunal para se controlar frente a uma situação adversa, é como se a paciência fosse um teste para os nossos limites internos... e o resultado é que uma hora ou outra, mais cedo ou mais tarde, a gente perde a paciência e chuta o balde! E pronto, está feito o estrago! Nesse momento a culpa invade o coração e vemos que não fomos pacientes.
Mas o que é mesmo a paciência?! A Bíblia nos fala em Tiago 5:7

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor.
Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra,
até receber as primeiras e as últimas chuvas.”

A paciência não se trata de tolerar, de tentar se controlar a si próprio! Se trata de investir, de plantar sementes e aguardar as chuvas que proporcionam o crescimento daquela semente!
Isso altera completamente a forma de exercer a paciência, muda o foco, deixamos de ser o centro de todo o esforço para continuarmos sendo pacientes!
Ser paciente é em última instância amar, é doar-se, é investir em favor do outro e deixar que Deus complete o serviço, porque a chuva que faz a semente germinar vem de Deus, e nós não controlamos a chuva!
A paciência deixa de ser uma reação nossa, diga-se a tolerância, e passa a ser uma ação ativa, atos e palavras que serão como sementes em terrenos áridos.
Se a sua falta de paciência por exemplo é com o seu filho, comece hoje mesmo a plantar sementes no coração dessa criança, invista na vida dessa criança, faça pensando no futuro e não simplesmente no agora. E ore para que Deus faça essas sementes germinarem!
Se a sua falta de paciência é com o seu esposo, invista a partir de agora em atos e palavras que sejam proveitosos. Se disponha a ser o primeiro a dar esse passo, toda ação provoca uma reação, por isso mesmo, escolha bem as suas sementes! Plante amor, carinho, respeito, ânimo e encorajamento... e ore para que Deus a seu tempo mande chuvas para fazer brotar essas sementes!
E se surpreenda em ver o quão rápido essas chuvas vem da parte de Deus! Mas lembre-se, o resultado só aparece se você antes tiver plantado as sementes!
Se a sua impaciência é com a sogra, ou com uma pessoa que te tira do sério, respire fundo e decida plantar sementes no coração dessa pessoa. É bem capaz que isso vá contra tudo o que você deseja, mas plante sementes pela fé! Fé em Deus que faz a semente germinar e florescer!
Até a vinda do Senhor Jesus estamos neste mundo, um mundo árido e ressecado pelo pecado, onde temos inúmeras chances de ver milagres sendo operados pela poderosa mão de Deus!

“Bem-aventurado o homem
cuja força está em ti,
em cujo coração se encontram
os caminhos aplanados,
o qual, passando pelo vale árido,
faz dele um manancial;
de bênçãos o cobre a primeira chuva.”
Salmo 84: 5-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário