quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Livros que nos abençoam...
Acho simplesmente incrível a forma como determinados livros vêm ao nosso encontro... tem horas que penso que Deus arquiteta os fatos e detalhes para que em momentos especiais da nossa vida possamos ler alguns livros e assim crescer, expandir a nossa mente (que geralmente está tão fechada)!
Estou no momento lendo o livro acima, "Estudo no Sermão do Monte" por D. Martyn Lloyd Jones, e a cada página eu fico cada vez mais encantada, encantada com o estilo em que o autor consegue descrever e explicar o texto bíblico, mas fico encantada mesmo é com o sermão que Jesus pronunciou, com as preciosidades que estão embutidas naquelas palavras simples mas tão carregadas de significados!
Indico este livro, sei que ele é grosso, que a principio chega a desanimar pelo tamanho do livro, mas depois que se inicia a leitura, cada página vale o esforço, é como se fossemos abrindo os olhos e compreendendo detalhes que nunca antes tínhamos visto!
Gostaria de compartilhar um parágrafo que li ontem... algo para refletirmos nesse final do ano de 2010, neste momento em que fazemos um balanço do que fomos no ano que se passou e também do que queremos ser em 2011:
"Crente, você e eu estamos vivendo entre homens e mulheres que se acham no estado das mais grosseiras trevas. Jamais encontraram qualquer luz neste mundo, exceto de você e de mim, bem como do Evangelho ao qual cremos e o qual ensinamos. Os homens deste mundo estão olhando para nós. Então vendo em nós alguma coisa de diferente? Nossas vidas servem de reprimanda silenciosa contra as vidas deles? Estamos vivendo de maneira tal que impelimos os homens a aproximarem-se de nós e perguntarem: "Por que você é tão pacífico? Como é que você é tão equilibrado? Como é que você pode suportar os apertos desta forma? Por que você não se mostra dependente de ajudas artificiais e dos prazeres, conforme acontece conosco? Que é que você tem que nós não temos?" Se os homens assim nos indagarem, então poderemos falar-lhes sobre aquelas boas novas admiráveis, notáveis, mas tragicamente negligenciadas que "... Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores..." (I Timóteo 1:15), e para proporcionar aos homens uma nova natureza e uma nova vida, tornando-os filhos de Deus. Somente os crentes são a luz do mundo, nestes nossos dias. Portanto, vivamos e funcionemos no mundo como filhos da luz." (p.157-158)
Minha oração é para que em 2011 meu relacionamento com Deus possa ser mais íntimo, que a cada dia eu possa brilhar a luz de Cristo, mesmo sem dizer nenhuma palavra, mas com a minha vida, com meu testemunho. Quero aprender a confiar em Deus para todas as situações cotidianas.
sábado, 11 de dezembro de 2010
Por que Jesus nasceu de uma forma tão simples?
A história do nascimento de Jesus é muito conhecida de todos nós, é uma história que nos encanta e que por mais que a saibamos de cor continua tendo um valor incrível!
Esta história marca a completude do plano de Deus de salvar a humanidade. Os profetas apontavam para a vinda do Redentor, aquele que viria salvar a raça humana do jugo do pecado, que viria reinar em glória e esplendor!
Todos ansiavam pela vinda do Filho de Deus! Os tempos eram dificeis em Israel, naquele momento Israel era província do Império Romano, e César Augusto decidiu fazer um levantamento da extensão de suas consquistas, dos tributos que recebia e dos homens que tinha a seu dispor... e os judeus aguardavam que o Redentor viesse naquele momento, para resgatá-los da escravidão!
No entanto, a vinda de alguém tão importante, com uma missão tão grande como esta, com esta responsabilidade gigantesca, e com tanto poder, foi tão singela que era impossível saber que ele era tão importante assim!
Jesus nasceu num estábulo, local onde os animais ficam a noite. Não temos como saber qual era a condição de um local como este, mas com toda certeza não era apropriado para uma mulher que estava para dar à luz! Provavelmente cheirava forte, havia pouco espaço disponível, sem nenhum conforto para um casal que vinha de uma longa viagem.
José provavelmente deve ter se esforçado para acomodar Maria o melhor que podia, mas com certeza aquele não era um local apropriado e com privacidade total para um parto de última hora!
Isso tudo nos leva a pensar, sendo Jesus o Filho de Deus, que é o Criador de toda a terra e céus, por que razão Ele tinha de nascer de forma tão simples e precária? Como um plebeu? Por que nascer em Belém e não em Jerusalém, a capital do reino?
Nisso tudo vemos a infinita sabedoria de Deus! Ele tinha um plano determinado e designado.
Seu plano era salvar o homem, criatura sua, do jugo de Satanás. E, se Ele iria fazer isso (e Ele fez!), não seria pelos mesmos métodos que Satanás! Satanás sempre teve a ânsia de alcançar os altos postos, de ter honra, glória e poder! E ele sabe muito bem como erguer alguém até esta posição, para depois abatê-lo completamente.
Deus não precisava provar à humanidade a Sua superioridade, Ele é superior a tudo e a todos! Deus não precisava provar que era capaz de reinar e subjugar os seus inimigos, porque Ele reina sobre tudo e todos!
Sua missão era superior a estes ideais, Ele veio "alumiar" e "dirigir", veio trazer luz para que possamos converter nossos pés do caminho da sombra da morte para o caminho da paz. Sua intenção era alcançar toda e qualquer pessoa, mesmo as mais simples e decaídas, e foi por isso que Ele escolheu um nascimento tão simples!
Ele nasceu num estábulo, assim como no coração das pessoas, não se preocupando com a condição do ambiente, mas sim com a diferença que a Sua presença faz num ambiente como este!
Jesus não estabelece condições para o lugar (o coração) onde Ele nasce, tudo o que Ele espera é que abramos a porta do nosso coração. Que não sejamos como as hospedarias, que não tinham mais espaço, estavam cheias!
A presença de Jesus faz toda a diferença, independente do local!
Assinar:
Postagens (Atom)