sábado, 11 de dezembro de 2010

Por que Jesus nasceu de uma forma tão simples?


A história do nascimento de Jesus é muito conhecida de todos nós, é uma história que nos encanta e que por mais que a saibamos de cor continua tendo um valor incrível!
Esta história marca a completude do plano de Deus de salvar a humanidade. Os profetas apontavam para a vinda do Redentor, aquele que viria salvar a raça humana do jugo do pecado, que viria reinar em glória e esplendor!
Todos ansiavam pela vinda do Filho de Deus! Os tempos eram dificeis em Israel, naquele momento Israel era província do Império Romano, e César Augusto decidiu fazer um levantamento da extensão de suas consquistas, dos tributos que recebia e dos homens que tinha a seu dispor... e os judeus aguardavam que o Redentor viesse naquele momento, para resgatá-los da escravidão!
No entanto, a vinda de alguém tão importante, com uma missão tão grande como esta, com esta responsabilidade gigantesca, e com tanto poder, foi tão singela que era impossível saber que ele era tão importante assim!
Jesus nasceu num estábulo, local onde os animais ficam a noite. Não temos como saber qual era a condição de um local como este, mas com toda certeza não era apropriado para uma mulher que estava para dar à luz! Provavelmente cheirava forte, havia pouco espaço disponível, sem nenhum conforto para um casal que vinha de uma longa viagem.
José provavelmente deve ter se esforçado para acomodar Maria o melhor que podia, mas com certeza aquele não era um local apropriado e com privacidade total para um parto de última hora!
Isso tudo nos leva a pensar, sendo Jesus o Filho de Deus, que é o Criador de toda a terra e céus, por que razão Ele tinha de nascer de forma tão simples e precária? Como um plebeu? Por que nascer em Belém e não em Jerusalém, a capital do reino?
Nisso tudo vemos a infinita sabedoria de Deus! Ele tinha um plano determinado e designado.
Seu plano era salvar o homem, criatura sua, do jugo de Satanás. E, se Ele iria fazer isso (e Ele fez!), não seria pelos mesmos métodos que Satanás! Satanás sempre teve a ânsia de alcançar os altos postos, de ter honra, glória e poder! E ele sabe muito bem como erguer alguém até esta posição, para depois abatê-lo completamente.
Deus não precisava provar à humanidade a Sua superioridade, Ele é superior a tudo e a todos! Deus não precisava provar que era capaz de reinar e subjugar os seus inimigos, porque Ele reina sobre tudo e todos!
Sua missão era superior a estes ideais, Ele veio "alumiar" e "dirigir", veio trazer luz para que possamos converter nossos pés do caminho da sombra da morte para o caminho da paz. Sua intenção era alcançar toda e qualquer pessoa, mesmo as mais simples e decaídas, e foi por isso que Ele escolheu um nascimento tão simples!
Ele nasceu num estábulo, assim como no coração das pessoas, não se preocupando com a condição do ambiente, mas sim com a diferença que a Sua presença faz num ambiente como este!
Jesus não estabelece condições para o lugar (o coração) onde Ele nasce, tudo o que Ele espera é que abramos a porta do nosso coração. Que não sejamos como as hospedarias, que não tinham mais espaço, estavam cheias!
A presença de Jesus faz toda a diferença, independente do local! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário