sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Minha Bíblia...

Domingo agora é comemorado o Dia da Bíblia... e enquanto o Francisco prepara a liturgia para esse domingo tão especial, eu me vi lembrando das minhas primeiras experiências com a Bíblia!
Lembro-me que era muito pequena, mas a leitura da Bíblia sempre fez parte da vida da minha família, ia dormir mas não sem antes escutar uma história bíblica contada pela minha mãe, e todos os dias começavam invariavelmente com o culto doméstico... sem contar que a imagem do meu pai deitado na cama lendo a Bíblia é uma das imagens vivas que guardo!
Lá pelos meus 7 anos de idade, eu já estava sendo alfabetizada na escola, era aquela festa de tentar juntar as letras e aos poucos ir decifrando as palavras... e eu tinha livros infantis de sobra, meus pais nunca fizeram economia no que dizia respeito a comprar livros!
Mas meu pai já tinha em mente definido como incutir em mim o amor pela Bíblia... ele me fez um desafio, disse que assim que eu terminasse de ler o Evangelho de João me daria uma Bíblia inteira! Então ele me deu aquele livretinho do Evangelho de João, era tão bonitinho, era o livro de João inteiro, mas num formato tão pequenininho, cabia na palma da minha mão!
E eu me pus a ler o livro de João, como ainda estava bem no início da minha alfabetização eu lia bem devagar e pouquinho por dia, alguns poucos versículos... mas aos poucos fui vencendo, e um dia eu finalmente terminei de ler o livrinho todinho!
Lembro-me com saudade que meu pai me levou ao centro de Campinas, numa livraria evangélica e juntos podemos escolher uma Bíblia para mim!
É uma pena eu não ter mais aquele primeiro exemplar da Bíblia, tinha a capa azul celeste, pra mim era a Bíblia mais linda!!!
Com meus 11 anos de idade eu concluí a primeira leitura completa da Bíblia... foi um evento e tanto! Uma conquista imensa para uma pré-adolescente!
De lá pra cá já completei outras leituras completas da Bíblia, já tive várias Bíblias... ainda tenho uma que ganhei com 12 anos de idade, foi comprada na Sociedade Bíblica em Belém do Pará, tem a capa de couro original (hoje não a uso mais, mas faço questão de guardá-la).
A pouco mais de um ano tive a experiência de perder minha Bíblia num aeroporto, por descuido vim a perdê-la, e só fui notar a sua falta quando fizemos uma ponte aérea em outro aeroporto, chorei horrores, não conseguia admitir que havia perdido a minha Bíblia, todinha marcada e anotada... depois me confortei orando para que ela não viesse a parar num setor de achados e perdidos, mas que alguém viesse a pegá-la e fazer bom uso dela, alguém que Deus provavelmente sabia que precisaria daquela Bíblia naquele exato momento... somente no céu saberei o que aconteceu com aquela Bíblia!
A verdade é que ao longo dos anos vim aprendendo a amar a Bíblia, não como um objeto precioso, mas amar a Escritura, a Bíblia como mensagem de Deus para mim! Confesso que há épocas que leio mais do que em outras épocas, mas a Bíblia é meu refúgio, meu porto seguro, onde sempre busco consolo e a direção de Deus!
Percebi que a leitura da Bíblia vai se modificando ao longo dos anos, hoje vejo detalhes na leitura que não via quando criança, adolescente e jovem... a Bíblia não muda, o que muda é a nossa percepção, as nossas necessidades! E a Bíblia é sempre atual... assim como Deus é sempre presente na nossa vida!
Agora estou grávida e penso no meu próximo projeto, comprar uma Bíblia nova e lê-la toda, enquanto faço as anotações daquilo que Deus chama a minha atenção e que gostaria que meu filho um dia venha a ler... e um dia especial, só Deus sabe quando, dar de presente ao nosso filho Efraim!
Meu sonho é poder passar para a próxima geração esse amor à Bíblia que um dia meus pais plantaram em meu coração!

Um comentário: