terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Excesso da minha ansiedade...


Estava lendo esses dias a história de Ana, que veio a ser mãe de Samuel... mas que no início simplesmente vivia a sonhar com esse filho!
Ela era estéril, não podia ter filhos... seu coração sentia uma enorme angústia por não poder ter filhos, e mesmo que seu marido a amasse imensamente, ela tinha Penina (a outra esposa) que não perdia a menor chance de a provocar!
Para uma mulher estéril o simples fato de ver outras mães com seus filhos já é tido como uma provocação, imagine então o que Ana não sentia ao ouvir as provocações verbais de Penina, que parecia ter prazer mórbido em fazer Ana chegar ao ponto de se desesperar e chorar amargamente.
Elcana, o esposo de Ana e Penina, tentava por todos os meios compensar a dor que Ana sentia, mesmo porque ele declaradamente a amava mais do que Penina, tinha Ana como o seu xodó particular, a mimava e a favorecia sempre mais do que Penina... Ana provavelmente era grata por todo esse carinho que recebia de seu esposo, mas no fundo do seu coração sabia que somente Deus era capaz de compreender a angústia que sentia!
Ela se dirige então ao templo, ela precisava falar com Deus... precisava desabafar a dor do seu coração, precisava de alguém que a entendesse e que a ouvisse, sem tentar compensar com mais coisas materiais... e Ana sabia que esse alguém era Deus!
Ela derrama o seu coração, descortina tudo o que havia em sua mente e coração... se expõe perante Deus! No entanto, devido à singeleza do assunto e pela tamanha intimidade que estava tendo com o seu Deus, ela não declara em voz alta o que estava orando, ora sim em silêncio. O fato chama a atenção de Eli, o sacerdote que ficava no templo e recebia as pessoas que ali se achegassem, tanto que ele julga que ela estivesse embriagada, ao que ela responde:
"Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o Senhor. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora."
Ela admite ser uma mulher "atribulada de espírito" e que sofria de "excesso de ansiedade"... e se alguém sofre ou sofreu de ansiedade, sabe perfeitamente o quanto isso fere a pessoa por dentro, é uma dor que chega a corroer, chega a ser difícil de explicar, causa imensos males e até mesmo doenças.
Ana sofria de ansiedade! Este é um mal de tempos antigos, não é daquelas doenças do século, devido à vida corrida dos dias de hoje, dos problemas que hoje enfrentamos... não, ansiedade é coisa antiga!
É bonito ver que Ana tomou a atitude correta quando foi ao templo, quando foi à presença de Deus... ela sabia que ninguém no mundo era capaz de compreender o tamanho da dor que sentia, nem mesmo o seu esposo que a amava tanto.
Ela percebeu que coisas materiais e atenção humana não resolvem o problema que está dentro do coração, ela estava cansada de receber, ela percebeu que precisava tomar uma atitude e pela primeira vez resolve fazer uma doação de si, por essa razão ela faz um voto ao Senhor, se ela tivesse um filho ela o devolveria ao Senhor.
Ela finalmente concluiu que o excesso da ansiedade que carregava sobre os ombros era demais para ela, e decide então desfazer-se deste peso aos pés do Senhor, Deus sim tinha forças para carregar aquele peso, ela não podia mais!
O sacerdote Eli, mesmo sem saber qual era o pedido de Ana, diz a ela que Deus concederia o pedido que ela havia colocado perante Deus... Deus sempre responde as nossas orações, pode não ser da forma que desejamos, mas Deus responde e age sempre em favor do bem dos seus filhos.
A primeira resposta de oração que Ana recebe de Deus é o alívio da dor do seu coração, o relato bíblico diz que Ana "foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste"... quem sofre de ansiedade sabe muito bem que o acalmar do coração já é uma vitória, podemos até não conseguir aquilo que tanto almejamos, mas se o coração estiver calmo, isso já será suficiente para encarar um dia após o outro com mais tranquilidade... a paz de espírito é algo precioso!
Sabemos que pouco tempo depois Ana consegue engravidar e vem a ter o seu tão sonhado filho, Samuel. Ana tem sua segunda resposta de oração, Deus realmente foi favorável ao seu pedido e lhe realiza o sonho da sua vida!
Como cumprimento ao voto que fez perante o Senhor, ela devolve Samuel à Deus, ela o leva para morar no templo e servir à Deus por toda a sua vida. Mais à frente lemos que Deus concede a Ana mais três filhos e duas filhas... ela foi grandemente abençoada!
Ana então ora ao Senhor dizendo:
"O meu coração se regozija no Senhor,
a minha força está exaltada no Senhor;
a minha boca se ri dos meus inimigos,
porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o Senhor;
porque não há outro além de ti;
e Rocha não há, nenhuma, 
como o nosso Deus."

(Esta história está registrada em I Samuel capítulos 1 e 2.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário