segunda-feira, 23 de maio de 2016

Maria a irmã de Lázaro


Esse final de semana eu estive estudando sobre a vida de Maria, a irmã de Lázaro, e aprendi algumas coisas muito interessantes sobre a sua vida:

- Maria não era necessariamente a mulher "preguiçosa" e "despreocupada" quando comparada com Marta que estava sempre trabalhando, a Bíblia não deixa nenhuma razão para pensarmos dessa forma e é preciso muito cuidado com esses estereótipos;
- também não quer dizer que Marta não amasse o Senhor Jesus tanto quanto Maria... talvez a diferença estivesse na intimidade que Maria tinha com Jesus;
- vemos que Maria tinha um padrão de atitude quando se aproximava de Jesus:
1. Em Lucas 10 vemos o relato da vez que Jesus ficou hospedado na casa de Marta e Maria e o texto bíblico nos diz que Maria "quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos", ela se assentou aos pés de Jesus para ouvir o que Ele tinha a dizer e a ensinar.
2. Quando o seu irmão Lázaro adoece e vem a falecer e Jesus se dirige à casa das irmãs Marta e Maria, diz o texto bíblico que "quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.", nesse momento de grande dor e desespero ela se lançou aos pés de Jesus.
3. Após a ressurreição de Lázaro foi oferecido uma ceia, provavelmente em gratidão pela vida de Lázaro que tinha voltado a viver, e Maria "tomando uma libra de bálsamo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.", nesse momento Maria pega algo que lhe era extremamente valioso, um perfume caríssimo, e o entrega de forma bastante íntima e pessoal à Jesus, ela não se importou com o momento e o local, ela se ajoelha aos pés de Jesus, unge os pés Dele com o bálsamo e ainda enxuga com os seus cabelos, que para isso foram soltos e isso não era uma prática comum para as mulheres daquela época soltarem os cabelos em público.
Nos três relatos sobre Maria que temos na Bíblia ela se coloca aos pés de Jesus! Ela reconhecia a sua posição perante o Mestre, perante o Senhor da sua vida! Ela reconhecia que esse era o melhor lugar para aprender de Jesus, para derramar o seu coração e o que lhe afligia! E que ninguém além de Jesus era merecedor da sua mais profunda gratidão, da sua entrega sem reservas... e ela não tinha vergonha de declarar e demonstrar isso perante quem quer que fosse!
Maria amava e adorava Jesus de todo o seu coração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário