quinta-feira, 26 de maio de 2016

Profunda vala!



Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?
Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar,
por ter sido bem construída.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces; e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.
Lucas 6: 46-49



Um dia desses atrás, numa reunião aqui da igreja, o pastor (que por sinal é meu esposo!) leu esse trecho bem conhecido de todos nós! Mas na minha mente piscou uma luzinha, como se estivesse lendo o texto pela primeira vez!
Me saltou aos olhos a expressão "abriu profunda vala"!
Qualquer conhecimento básico de construção de edifícios serve pra saber que o tamanho do prédio
é diretamente proporcional à profundidade do alicerce do mesmo, ou seja, uma casa não exige um alicerce tão profundo quanto um prédio de dez andares!
Exatamente!!!
Se queremos um edifício bem alto e bem construído, que resista às tempestades e que não venha a cair, precisamos investir no alicerce!
Como mãe eu sei que os nossos filhos nos são confiados por Deus para que possamos "edificá-los"!
É nossa tarefa primordial lançar os alicerces e a base de uma vida de sucesso dos nossos filhos... e nesse desejo de sucesso futuro na vida dos filhos muitos pais não medem esforços para dar as melhores oportunidades para os filhos, dando-lhes do melhor que podem, desde escola, brinquedos, cursos, etc.
Mas a grande questão é, isso é suficiente para fazer dos nossos filhos homens e mulheres de sucesso?!
Conhecemos tantos jovens e adultos que são extremamente capacitados e bem sucedidos, mas no seu interior, no coração, são "edifícios" ruídos, com grandes e graves trincas e falhas, os quais mal podem resistir os ventos fortes da vida.
Jesus nos dá então a resposta para a pergunta que assola o nosso coração... Se todo esse esforço que fazemos como pais não é suficiente, o que então é necessário fazer?!
O texto bíblico nos traz a resposta da forma mais clara possível, "Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica... é semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída."
São três coisas que nós pais precisamos fazer:
1. "Todo aquele que vem a mim" - Nós como pais precisamos levar os nossos filhos à presença de Deus, precisamos apresentar Deus aos nossos filhos, precisamos fazer Deus conhecido aos nossos filhos! Nossos filhos precisam escutar e se acostumar a ouvir sobre Deus, sobre o que Ele fez e faz na nossa vida em família, sobre as promessas e os seus mandamentos.
Se acharmos que isso é responsabilidade da igreja, mais especificamente, da aulinha da Escola Dominical, num único dia da semana... então nossos filhos terão uma ideia bem limitada e restrita de Deus, pra não dizer que estaremos falhando profundamente quanto à nossa responsabilidade.
2. "e ouve as minhas palavras" - Nesse ponto temos uma grande dificuldade de aceitar que uma criança tão pequena, que às vezes nem aprendeu a falar ou está aprendendo a falar, tenha capacidade de compreender a leitura de um texto bíblico... pra muitos de nós, isso é inadmissível até! Procuramos facilitar o máximo possível a mensagem, pegamos somente um trechinho, omitimos partes... tudo em prol da facilitação do vocabulário bíblico e da compreensão do mesmo. Nos esquecemos de que a Palavra de Deus  "é viva e eficaz", a Palavra de Deus não precisa da nossa "ajudinha", ela simplesmente precisa ser plantada na mente e no coração dos nossos filhos! Mesmo que pra vc, como mãe e pai, possa não fazer sentido ler a Bíblia para os seus filhos, faça assim mesmo!!! Deixe Deus agir, deixe Deus operar no coração dos seus filhos, deixe Deus operar milagres!
3. "e as pratica" - Esse é um ponto difícil mas crucial, precisamos viver o que a Bíblia ensina... antes mesmo de exigir isso dos nossos filhos! Se os nossos filhos não nos veem agindo de acordo com a Bíblia, como poderemos esperar que eles um dia venham a ter suas ações e atitudes regidas pelos preceitos bíblicos?!
Nossa responsabilidade como pais é fazer essas três coisas, dessa forma estaremos lançando os alicerces da vida dos nossos filhos!
Agora, o que me chamou a atenção no texto foi a expressão "abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha"! Se você almeja construir um edifício alto e forte, é essencial que você abra uma profunda vala!
Primeiramente, isso demanda um grande esforço... é isso mesmo, é um trabalho cansativo e intenso! Se o objetivo é abrir uma vala bem profunda, você terá que trabalhar arduamente e por um bom prazo. Cavar na areia é mais fácil, mas Jesus diz que um bom alicerce é feito sobre a rocha, e nós sabemos que essa rocha é o próprio Jesus!
Em segundo lugar, cavar uma vala resulta em dor e desconforto, o prazer estará lá no futuro em poder desfrutar da segurança de um edifício bem construído e seguro, mas o trabalho de lançar o alicerce é além de cansativo bastante doloroso, tanto para os pais quanto para os filhos. Precisamos saber que as dores do educar e do corrigir são necessárias e benéficas, sem elas não podemos garantir a firmeza do alicerce!
Em terceiro lugar, a pergunta que precisamos nos fazer é, como pais estamos cavando no coração dos nossos filhos?! Ou só estamos fazendo um buraquinho aqui e outro acolá?! Ou será que preferimos mesmo é cavar na areia, que é mais fácil e não demanda praticamente nenhum esforço?!
Para que nós pais não achemos isso tudo extremamente penoso, precisamos nos lembrar que o nosso trabalho é a parte mais simples de toda essa equação, nós só precisamos falar de Deus para os nossos filhos e ler a Bíblia para eles... o resto do trabalho é por conta de Deus! É Ele quem age no íntimo do coração dos nossos filhos e solidifica o alicerce! Lembre-se... deixe Deus agir!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário