quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Todas as coisas da vida...



"Sabemos que todas as coisas cooperam
para o bem daqueles que amam a Deus,
daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque aos que de antemão conheceu, também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho,
 a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou, a esses também chamou;
e aos que chamou, a esses também justificou;
e aos que justificou, a esses também glorificou."
Romanos 8: 28-30

Quando lemos "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" ficamos pensativos... é difícil entender essa frase, temos a tendência a imaginar que se Deus nos ama e nós amamos a Deus, então somente coisas boas deveriam nos acontecer! E na realidade não é isso o que vemos, pois todos os dias temos a nossa porção de dificuldades e tribulações.
Passamos a questionar, como isso pode ser verdade? Deus então permite que coisas ruins nos aconteça? Esses questionamentos se devem à limitação da nossa mente humana, porque somente Deus consegue ter a visão total, Ele é quem consegue compreender e encaixar todas as peças que para nós estão soltas.
As perguntas citadas acima surgem naturalmente no coração de quem lê esses versículos, mas elas não estão corretas, pois estamos questionando a Deus... e nós, meros seres humanos, não temos estatura suficiente para olhar Deus nos olhos e questioná-Lo!
Estamos na verdade fazendo as perguntas erradas...
O versículo acima nos fala que todas as coisas cooperam para o bem "daqueles que amam a Deus"... então a pergunta é: Você ama a Deus? Se você diz que sim, preste atenção porque esse amor não pode se basear em um mero sentimento, pois sentimentos são frágeis e volúveis (enquanto as coisas vão bem você diz que ama a Deus com a maior facilidade, mas quando as coisas não vão tão bem assim, aí a situação é outra, você até pode dizer que O ama, mas no coração se ressente de Ele ter permitido que isso ou aquilo te acontecesse). É preciso que esse amor se mostre e seja provado por algo mais concreto, e a maior prova de amor é a obediência. Obedecer mesmo quando as circunstâncias não são boas e favoráveis. É acreditar que Deus tem um plano, que Ele está vendo o quebra-cabeça como um todo e sabe exatamente onde cada peça se encaixa.
Na sequência o versículo diz que essas coisas acontecem àqueles "que são chamados segundo o Seu propósito"... e a pergunta é: Você foi chamado por Deus? Você já sentiu no coração aquele chamado único e inconfundível de ser filho Dele? Você já aceitou a Cristo como seu Salvador? Esse versículo acima se aplica tão somente a esses que foram chamados por Deus, que aceitaram o sacrifício de Jesus na cruz pelos nossos pecados. Sim, Deus tem um propósito na vida desses a quem Ele chamou, de outra forma Ele não teria entregado o Seu Filho para morrer numa cruz! O propósito de Deus (a vinda de Jesus ao mundo e a sua morte e ressurreição) é o que nos dá uma direção, um rumo para as nossas vidas, é a prova de que para Deus nós temos valor.
O interessante é que é Deus quem realiza em nós "todas as coisas", que usa tudo o que nos acontece para o nosso próprio bem, até mesmo as coisas ruins e erradas podem ser revertidas em crescimento e bençãos para nós, pois estas nos permitem crescer em santificação perante Deus para que aos poucos nos tornemos "conformes à imagem de seu Filho".
A única coisa que depende de nós é amar a Deus, aceitar o sacríficio que Jesus fez na cruz, amá-lo com toda a nossa força e entendimento por tão grande sacrifício que Ele sofreu em nosso lugar e ser obediente e confiante Nele em todos os momentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário