segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Onde você guarda o seu coração?!


"Sobre tudo o que se deve guardar,
guarda o coração,
porque dele procedem
as fontes da vida."
Provérbios 4: 23

Gosto tanto desse versículo! E imagino que outras tantas pessoas também gostem desse versículo!
Mas sempre tive na mente a seguinte pergunta: Como se guarda o coração?!
É interessante que o próprio texto na sequência traz a resposta:

"Desvia de ti a falsidade da boca,
e afasta a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem direito,
e as tuas pálpebras,
diretamente diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés,
e todos os teus caminhos sejam retos.
Não declines nem para a direita
nem para a esquerda;
retira o teu pé do mal." (Pv 4: 24-27)

Me chama a atenção de que hoje temos diversas teorias que ensinam que é preciso pensar positivamente, que se deve alimentar a mente com informações corretas para que esta trabalhe de forma satisfatória, é a tal da "auto-ajuda" tão valorizada nos dias de hoje! É a idéia de que você pode sim controlar a sua mente e consequentemente as suas emoções, é a filosofia pura do humanismo, o homem no centro do universo, o homem como um ser capaz plenamente de se auto-governar... e então vemos que nenhuma dessas teorias e filosofias apontam para Deus! A dependência de Deus... isso foi colocado de escanteio! Os olhos hoje estão voltados para o homem!
Como essas idéias se difundiram nos dias de hoje... é praticamente impossível não sermos atingidos por essas idéias, pela filosofia de vida atual... e se tem algo que devemos ter zelo em guardar e proteger é o nosso coração! Se é que queremos ser imunes a essa independência de Deus! Se é que queremos voltar a olhar fixamente em Deus e esperar Dele a força para vencer a influência dessas filosofias que somente nos afastam de Deus!
A verdade é que por nós mesmos não temos condição de fazermos isso pelas nossas próprias forças e capacidade... dependemos inteiramente de Deus para guardar o nosso coração! Somente Deus tem o poder de guardar o coração das pessoas!
Quando dependemos de Deus, quando a nossa vida está em Suas mãos, quando temos Deus habitando em nossos corações, então podemos ver e enxergar direito, porque Deus é luz!
Quando temos a Palavra de Deus conosco então podemos saber exatamente onde pisamos, podemos ver o caminho a nossa volta, porque Deus é o nosso guia!
Quando temos o seu Espírito Santo na nossa vida, este está constantemente nos lembrando e nos ajudando a não desviarmos nem para a esquerda nem para a direita, como diz Isaías:

"Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda,
os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra dizendo:
Este é o caminho, andai por ele." (Isaías 30: 21)

Ah, que benção ter uma vida assim! Que benção ter um coração calmo e sóbrio mesmo em meio a tantas dificuldades e adversidades que enfrentamos diariamente! Que benção ter o nosso coração guardado e protegido nas mãos de Deus!
Tudo isso é possível se "desviarmos os nossos pés do mal"... se protegermos as "fontes da vida" do nosso coração... se mantivermos fixo o nosso olhar em Deus... se tivermos Deus e a sua Palavra em nossos corações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário