quarta-feira, 30 de maio de 2012

Quem segura sua xícara?!



       Se sua vida fosse uma xícara,
      Como seria a sua xícara? 

       Uma xícara frágil e delicada?
       Ou robusta e bem resistente?
       Uma xícara pequena ou grande?
       Que tem a capacidade de saciar,
           ou de dar apenas uma pequena amostra?
       É nova e impecável?
       Ou já bem usada e talvez com uma pequena trinca?
       É aquela xícara que fica na prateleira só para enfeitar?
       Ou é utilizada todos os dias?
       Aguenta bem o calor e o frio?
       Resiste bem às mudanças de temperatura?
       O que tem sido servido na sua xícara?
       As pessoas tem sido abençoadas com o que você tem para servir?

       Mas, creio que a pergunta mais importante é...

       Quem segura a sua xícara?


A xícara por si só não tem o poder de fazer algo, ela é simplesmente um objeto que somente ganha utilidade se for usada por alguém...
   
       Quem tem usado a sua xícara?
       Para o que sua xícara tem sido usada?

Que grande benção é uma vida entregue nas mãos do Senhor Deus!
Se reconhecemos a nossa fragilidade e a nossa incapacidade de fazer o que quer que seja, então Deus pode nos usar da forma como Ele quer! E quanto a isso, podemos descansar nas promessas de Deus, Ele quer sempre o melhor para nós!
Que benção é uma xícara bem cheia e cheia do Espírito Santo entregue nas mãos de Deus... uma xícara pela metade tem pouca utilidade, ainda precisa ser cheia. Como anda a sua vida espiritual? Você tem buscado diariamente se "encher do Espírito Santo"? Tem estado atento à sua santificação?
Se sua xícara tem uma pequena trinca, você já pediu ao Senhor a restauração do seu coração? Você está disposto a voltar à "casa do oleiro" e ser quebrado e moldado novamente em um novo utensílio, uma nova xícara?
Que grande benção é uma vida nas mãos do Senhor, uma vida disposta a ser usada e ser servida em favor dos outros! Uma vida que tem sempre algo de qualidade para servir, que tem sempre uma palavra vinda do Senhor para saciar os corações sedentos! Uma vida que reflete o brilho e a beleza de um relacionamento profundo com o Senhor!
Uma vida que, a despeito das dificuldades que possa viver durante a vida, sabe que sua vida está "segura" nas mãos de Deus, e que as mãos de Deus são fortes para sustentar e proteger!
Em Deus temos a confiança de que temos uma utilidade, Deus tem prazer em usar as vidas que estão em suas mãos! Em momentos e situações especiais, Deus nos usa para cumprir os seus propósitos e para que assim sua glória seja exaltada!

Que grande benção é uma vida entregue nas mãos do Senhor Deus!

sábado, 12 de maio de 2012

Como nosso Deus é criativo!!!



Ainda ontem eu conversava com meu pai sobre a importância de orar, e ele me disse que precisamos orar porque Deus é criativo!
Nós seres humanos temos a tendência a "aprender" e a "decorar" as formas de se fazer algo, por exemplo, para fazer um bolo pegamos os ingredientes, os utensílios necessários, a receita e fazemos numa certa ordem adequada para que o resultado seja o esperado... se mudarmos a ordem de fazer a receita, com toda certeza não teremos o resultado que esperamos!
Mas toda cozinheira que se preza tem os seus "truques", desenvolve um jeitinho todo seu de preparar o bolo, até parece que é capricho ou enjôo, mas é que devido a várias experiências e comprovação de resultados chega-se a conclusões práticas sobre a melhor forma de se preparar um bolo! E como fazer o bolo mais delicioso do mundo!
No entanto Deus é diferente de nós... Deus é criativo!
Deus não precisa seguir regras e parâmetros preestabelecidos... de forma alguma!
A prova disso é o próprio ministério de Cristo aqui na terra. Jesus curou vários cegos, mas em todos os casos ele usou métodos diferentes, um Ele simplesmente tocou e a visão foi recuperada imediatamente (Mateus 20:29-34); outro Ele toma o cego pela mão e leva para fora da aldeia, aplica saliva nos olhos do cego e impõe as mãos e pergunta se ele vê as coisas, e como o cego ainda estava vendo as coisas distorcidas Ele novamente impõe as mãos sobre os olhos do cego e dessa vez ele enxerga tudo perfeitamente (Marcos 8:22-25); e ainda outro cego que nem mesmo pediu para ser curado, Jesus para na sua frente, cuspe no chão, faz um lodo com o pó da terra e aplica nos olhos do cego e lhe manda que vá até o tanque de Siloé para lavar-se e então teria sua visão recobrada (João 9:1-12).
Que experiências fantásticas! E como são diferentes umas das outras... embora o resultado seja o mesmo! Jesus curou aqueles cegos e eles passaram a enxergar! Mas para isso Jesus não seguiu "receitas" para curá-los, em cada caso Ele agiu de forma criativa! Deus nunca faz as coisas repetidas!
Eis a razão porque é tão importante orarmos antes de decidirmos algo!
Pela nossa experiência humana temos a tendência de achar que já sabemos resolver algumas situações da vida, baseado em experiências anteriores... mas Deus por outro lado está sempre nos surpreendendo!
As experiências passadas não servem de base para o que Deus quer fazer hoje nas nossas vidas!
Mesmo que tenhamos várias experiências com Deus, não devemos limitar a ação de Deus... Deus é criativo!

sábado, 5 de maio de 2012

Pelos frutos conhecereis a árvore!


"Bem aventurado o homem 
que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores,
nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes o seu prazer está na lei do Senhor,
e na sua lei medita de dia e de noite.
Ele é como árvore
plantada junto a correntes de águas,
que, no devido tempo, dá o seu fruto,
e cuja folhagem não murcha;
e tudo quanto ele faz
será bem sucedido."
Salmo 1: 1-3

Esse é o retrato do verdadeiro cristão!
O verdadeiro cristão tem prazer em meditar na Bíblia "de dia e de noite". A Bíblia para ele é como uma "corrente de águas" que alimenta e sacia a sua alma continuamente, dessa forma é natural para este cristão ter as suas folhas sempre verdes e principalmente produzir frutos saudáveis e apreciáveis.
Existem árvores que produzem somente sombra, mas ao vermos uma árvore frutífera o nosso coração se alegra na expectativa de ver nesta alguma fruta! O fruto prova a identidade da árvore, da mesma forma o cristão deve dar mostras concretas da sua identidade, precisa produzir frutos!
O fruto do cristão não é tanto o que ele diz, mas sim o que ele faz. Não adianta o cristão falar muito, falar apaixonadamente, assumir um fanatismo, tentar impressionar os outros com a sua aparência.... não adianta todo esse esforço!
O que realmente vale são os frutos "no devido tempo", é o que ele faz, as suas atitudes especialmente em momentos difíceis da vida _ é nessa hora que o verdadeiro cristão lança fundo as suas raízes e vai buscar na Bíblia o seu conforto, de forma que as pessoas em volta possam vê-lo colocando em prática o que aprendeu na Bíblia.
É bonito ver que o verdadeiro cristão não murcha a sua folhagem diante das dificuldades da vida, pois não tem o poder de tirar o vigor do cristão uma vez que ele está plantado "junto a correntes de águas".
O verdadeiro cristão então prova da benção de que "tudo quanto ele faz será bem sucedido". Sucesso para o mundo é ter bastante dinheiro e muitos bens materiais, mas o verdadeiro sucesso é saber enfrentar a vida independentemente do poder financeiro que cada um tem, é poder sair das dificuldades da vida sem ter sido abatido... e ainda dando frutos!!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O que você vai levar com você para o céu?!


Nessas semanas que se passaram estive em processo de mudança de casa e de cidade... dá pra imaginar o desespero de ter que encaixotar tudo o que possuímos?!
Descobri que temos mais coisas do que imaginávamos, bastou começar a colocar as coisas dentro das caixas para perceber que as caixas que havíamos conseguido nos supermercados na vizinhança não seriam suficientes!
Quantas coisas, quantas coisinhas, quantas coisas grandes e algumas desajeitadas de se encaixar nas caixas... é, mudança é sempre uma surpresa!
Percebi que somos abençoados por Deus com tantas coisas que Ele nos dá e que na maioria das vezes não fazemos uso das mesmas, mas nos satisfazemos simplesmente em tê-las!
Algumas coisas nos desfazemos, outras doamos, algumas jogamos fora e outras nos perguntamos "porque é que eu guardo isso a tanto tempo?"
Mudança é sempre um momento oportuno para pensar e repensar!
Fiquei então pensando que um dia estaremos de mudança deste mundo, não será uma simples mudança de casa, de cidade, de estado ou de país... não, estaremos nos mudando desse mundo!
Sim, nós cristãos estamos de passagem nesse mundo, aqui somos forasteiros e estrangeiros... nosso lar não é aqui, nossa pátria é o céu!
"Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de subordinar a si todas as coisas." Filipenses 3:20-21
É sabido que coisas materiais não poderemos levar para o céu, mas e o que está na nossa mente?! E todos os pensamentos maliciosos e tendenciosos que temos? E a lembrança dos nossos pecados? E as palavras ditas que não tiveram proveito espiritual?
Nada disso poderemos levar conosco para o céu! E nem mesmo queremos!
Ao sair de uma casa feia e suja, com coisas quebradas e remendadas, para irmos morar numa mansão, não fazemos a mínima questão de levar conosco as coisas que antes tínhamos... elas não teriam lugar adequado numa mansão! Pelo contrário, nos preocupamos em adquirir tudo novo, limpo, bonito e agradável e que orne perfeitamente com o novo ambiente da mansão!
E o céu não é meramente uma mansão, a Bíblia diz que "nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." I Coríntios 2:9
Sim, temos que nos preocupar com o que iremos levar para o céu! Desde já devemos ir fazendo a seleção do que é adequado com o céu que iremos ter por morada um dia!
Como Paulo disse, "Rogo-vos pois irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:1-2