É difícil alguém que não se lembre com um certo "frio na espinha" sobre as famosas provas dos tempos de escola... quer dizer, como se esquecer?!
É provavelmente uma das lembranças mais marcantes e profundas que a escola deixa em todos os que por ela passam. Algumas provas a gente se lembra de ter "ido bem", algumas passamos de "raspão", e em outras nos saímos mal, as vezes, bem mal!
A expectativa na hora de receber a prova das mãos do professor era tanta que o coração chegava a disparar, e mesmo que a gente soubesse que não tinha ido bem na prova, parece que ainda restava aquela esperança de que o professor talvez nos desse uma nota boa! A impressão que ficava é a de que o professor "dava" a nota que quisesse para o aluno... não a que o aluno merecia!
Provas... e mais provas... o dilema de todo mundo que passa pela escola na vida!
O incrível é que os mais velhos sempre faziam questão de dizer, "você ainda não viu nada, a vida ainda vai lhe apresentar provas muito mais difíceis do que essas que você faz na escola!" E isso era suficiente para deixar a gente ainda mais traumatizado com as provas!
Então, um belo dia a gente lendo a Bíblia se depara com o seguinte texto de Tiago, "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações"... provações... isso lembra "prova"... e o nosso antigo trauma revive!
Motivo de toda alegria?! O passar por provas e/ou provações?!
Como isso é possível?!!!
A verdade é que temos que admitir que a vida nos traz sim muitas provas e provações... e a tentação de escapar delas pelo caminho mais curto e mais fácil é grande! Quando escapamos de uma provação na esperteza, sentimos uma pontinha de satisfação e orgulho, temos a sensação de que fomos mais espertos dessa vez... é como nos tempos de escola, colar na prova tem um sabor especial, é lidar com o medo e ainda sim se sentir valente, "passar a perna" no professor!
A tentação de escapar da provação parece produzir uma grande alegria, mas no fundo sabemos que não é genuína! Enganamos os outros de fora, mas não enganamos a nós mesmos, no coração sabemos a verdade... a fraude que fabricamos para não enfrentar a provação!
A tentação é capaz de deixar transparente o que há de pior dentro de nós, somos capazes de fazer coisas explicitamente erradas, mesmo sabendo que são erradas!
Quando Tiago fala que devemos nos alegrar por passar por provações, é preciso entender que ao contrário de quando cedemos às tentações, passar pela provação mostra o que há de melhor em nós, mostra o nosso caráter, mostra que prezamos por fazer o que é correto mesmo que não seja fácil! E isso sim é motivo de alegria!
Vejamos o que Tiago diz na sequência dessa frase, "sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes."
Nos chama a atenção o fato de que Tiago liga a provação à fé... e realmente uma coisa está ligada a outra! Sem a nossa fé, sem confiarmos e dependermos de Deus, nós nunca iremos enfrentar as provações, estaremos sempre buscando escapar das provações, cederemos às mais diversas tentações!
Outro detalhe que também nos chama a atenção é que Tiago diz que a provação produz a perseverança... perseverar é insistir, é ser firme e constante até alcançar algo, e em se tratando de provações, quantas não são as vezes em que falhamos e acabamos por ceder às tentações? Mas as provações, uma vez vencidas sob a ajuda de Deus, pela fé que temos que Deus nos ajuda e nos dá força suficiente, nos dão forças para perseverarmos, para persistirmos em fazer o certo, porque sentimos a verdadeira alegria como recompensa por termos vencido de forma justa e sob a aprovação de Deus!
Ao vencer as provações precisamos aprender a não ter pressa... precisamos aprender o tempo que a perseverança exige, precisamos ir conquistando cada centímetro do campo minado da tentação!
O objetivo da vida cristã é chegar a ser perfeito como Deus, nosso Pai, o é! Pode parecer algo ilusório e inatingível... e de fato, nesse mundo terreno e com a nossa natureza pecaminosa, é realmente impossível! Mas isso não nos exime da nossa obrigação de buscarmos dia a dia crescer em integridade, para que não sejamos reprovados por Deus frente às provações que Ele permite que nos sobrevenham!
Texto de Tiago 1: 2-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário