segunda-feira, 2 de julho de 2012

Luz que brilha...




Num mundo de extrema escuridão como o que hoje temos... uma luz faz muita diferença!
Nós cristãos fomos chamados a sermos luz, como uma candeia (tipo uma lamparina)... somos a luz do mundo!
É linda essa comparação que Jesus faz do cristão como uma candeia!
A candeia é um objeto simples, sem muito requinte, costuma ser simples e as vezes bem rústico, podendo ser até mesmo de barro... mas isso em nada altera a sua função, sua estética não influencia sua utilidade.
A candeia precisa ter dentro de si o óleo, isso sim é essencial, é o seu combustível.
E precisa também ter o pavio, pavio esse que deve estar imerso e saturado de óleo para ser queimado e produzir a luz.
Assim deve ser o cristão!
Nas mãos de Deus somos como candeias, nossa vida é o pavio que vai se consumindo enquanto queima o óleo, que é o Espírito Santo em nossos corações... o resultado é a chama viva e reluzente!
Jesus alerta para o fato de que a candeia deve ser colocada em lugar de destaque, não pode ser escondida, precisa estar em posição estratégica para que a sua luz seja de ajuda e faça efeito.
Você como cristão tem se colocado como uma candeia? Tem reconhecido o local onde Deus te colocou para brilhar?
O óleo da candeia que é o Espírito Santo precisa ser reabastecido continuamente, não podemos estar em falta com o combustível da nossa vida cristã.
Você como cristão tem se reabastecido do Espírito Santo? Com que frequência? Será que somente ir à igreja aos domingos é suficiente? Tem lido a Bíblia? Tem orado?
O pavio parece quase insignificante, mas a qualidade do pavio determina a qualidade da chama. Um pavio de má qualidade produz fumaça mas não uma chama. Um pavio de qualidade deve ter alta capacidade de absorver o óleo. O pavio tem uma vida útil breve pois vai sendo queimado e consumido rapidamente pela chama que produz.
Da mesma forma, a vida do cristão deve ser uma vida de qualidade, o cristão deve prezar pelo seu testemunho, deve estar tão ligado em sua comunhão com Deus a ponto de ter a sua vida "encharcada" do Espírito Santo. Deve ter também a consciência de que sua vida aqui nesse mundo é rápida e passageira, e que vamos sendo consumidos com o simples objetivo de sermos luz.
Qual tem sido a intensidade da sua comunhão com Deus? Como tem sido o seu testemunho de vida perante as pessoas com quem convive? Você tem aproveitado as breves oportunidades de falar e demonstrar o amor de Deus?
Jesus disse, "assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."
A luz do cristão não é somente a sua vida particular com Deus, mas é especialmente as obras, os atos e atitudes do cristão. É fácil ir na igreja aos domingos, o difícil é viver fora da igreja como se estivesse dentro dela! Nós cristãos precisamos rever nossos atos para que esses condigam com a Bíblia, nossos atos devem refletir nossa intimidade com Deus.
Como anda a sua luz? O seu pavio? E a quantidade de óleo?
As pessoas quando veem a sua luz reconhecem a luz de Cristo?
A luz da sua candeia tem glorificado a Deus?

2 comentários:

  1. hehehe!
    dá até vontade de se lançar o "projeto candeia"!!! :c)
    muito bom!
    shalom,
    enih gilead

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade... gostei da ideia do projeto!
      Pode ser um projeto pessoal!

      Excluir