quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os olhos...



"Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao seu marido, e ele comeu." Gênesis 3:6

"era boa para se comer," - a concupiscência da carne
O homem passou a ser escravo de si mesmo, cederia sempre às suas vontades sem jamais conseguir se controlar, e nunca mais conseguiria se satisfazer.

"agradável aos olhos" - a concupiscência dos olhos
O homem passou a alimentar dentro de si um desejo desordenado e exacerbado de possuir tudo o que lhe agradasse aos olhos: luxo, riqueza, dinheiro, bens materiais. Daí brota a avareza, que faz com que o homem adore os seus bens e sacrifique a sua própria vida em função dos seus bens materiais.

"árvore desejável para dar entendimento" - a soberba da vida
O homem passou a ser o seu próprio deus, seu mundo giraria em torno de si mesmo, dos seus desejos e de sua compreensão e opiniões próprias. Passou a reger a sua vida pelo que imaginava ser o certo _ deixou de lado o Deus que o criou!

"Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procedem do Pai, mas procede do mundo.
Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." I João 2: 15-17

Adão e Eva tinham tudo do que mais se pode desejar no jardim do Éden, tinham a presença de Deus, a certeza de que eram amados por Deus e tinham provas concretas desse imenso amor de Deus por eles, nada absolutamente lhes faltava!
Se ao menos os seus olhos tivessem se fixado em Deus, Naquele que os criou e que os mantinha com tanto cuidado... mas frente à primeira sugestão os seus olhos se voltaram para as coisas que Deus havia criado!
Ainda hoje a tendência natural dos nossos olhos é olhar para baixo... hoje precisamos nos esforçar para olhar para o alto, olhar para Deus!
É por isso que João insiste conosco para que não amemos as coisas desse mundo... precisamos voltar ao nosso primeiro amor, amar verdadeiramente a Deus, amar o criador ao invés da criatura... porque todas as coisas desse mundo passam, tudo passa menos a vontade Deus!
A vontade de Deus é de um dia poder voltar a se relacionar com o homem como era no jardim do Éden, voltar a ter a sua criatura no estado original, com o propósito original de adorá-Lo!
Jesus mesmo disse, "De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna." João 6:40
A graça de Deus é realmente maravilhosa... Ele quis nos salvar!
"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,
aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."
Tito 2: 11-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário