sexta-feira, 24 de junho de 2016

Minha admiração por Maria!



Enquanto de um lado os católicos veneram Maria... do outro lado, os protestantes parecem "hostilizar" Maria!
Eu mesma, sempre tive um certo "pé atrás" com a Maria... e porque razão?! Nunca tive uma resposta muito convincente pra isso! Todo mundo tem um certo receio de falar de Maria, como se o simples fato de falar dela já seja um pecado... tipo, melhor deixar ela quietinha lá na narrativa bíblica do nascimento de Jesus... tipo, ela nem é assim tão importante mesmo!
Que pena!
Creio que é um grande erro... há muito o que aprender com Maria!
Na história do nascimento de Jesus e todos os acontecimentos que se seguem vemos que Maria "guardava todas essas palavras, meditando-as no coração", Maria vivia essa história também como espectadora do que Deus estava realizando... ela sabia que tudo isso era bastante incomum, era uma história que estava sendo escrita por Deus, aquele bebê não era seu filho biológico, era o Filho de Deus... ela era simplesmente uma moça escolhida por Deus para dar à luz ao Salvador do mundo!
Se por um lado era relativamente fácil cuidar de uma criança perfeita, que nunca pecou, por outro lado devia ser muito difícil para Maria compreender a grandeza de criar aquela criança que viria a ser o Salvador do mundo!
Quando Jesus iniciou o seu ministério, o primeiro milagre que Ele realizou foi a transformação de água em vinho nas bodas em Caná da Galiléia, e curiosamente Maria estava junto. Maria percebe que havia se acabado o vinho e fala pra Jesus, e Ele lhe dá uma resposta intrigante:
_ "Mulher, que tenho eu contigo?"
Parece grosseria da parte de Jesus... mas não foi! Aquele foi o momento em que ele rompeu os laços familiares e iniciou o seu ministério. Maria foi falar com Jesus tendo em mente que ele era seu filho, sabendo que Ele tinha poderes e que por isso podia fazer algo... mas Jesus não poderia ligar o seu ministério à figura de Maria, era preciso que Ele agora respondesse unicamente ao seu Pai, a Deus.
É então que Maria reconhece o seu papel, reconhece o seu lugar... reconhece que a partir de então ele não tinha mais que lhe obedecer por ela ser sua mãe, que ela agora era também alguém que precisava Dele como seu salvador!
É lindo ver que Maria não ficou brava, não reivindicou a sua posição de mãe, não exigiu respeito... não, ela simplesmente reconhece que a sua missão estava completa, que Jesus agora estava iniciando o seu ministério!
Tanto que ela foi e falou aos serventes da festa, "Fazei tudo o que ele vos disser"... ela demonstra com isso a fé que ela tinha em Jesus! Ela cria que Jesus era poderoso para fazer qualquer coisa, mas ela reconhecia que Ele não estava mais subordinado à sua autoridade como mãe, agora era ela quem precisava Dele, era ela quem devia obediência a Ele... e ela sabia disso e estava tão tranquila quanto a isso que inclusive adverte que os serventes tivesse a mesma atitude!
Sua missão estava completa, Ela havia feito com a ajuda do próprio Deus a missão que Ele havia designado a ela, sua responsabilidade de cuidar e zelar do Filho de Deus até o momento em que Ele iniciasse o seu ministério. E ela cumpriu muito bem a sua missão, teve o maior privilégio que uma moça judia podia almejar, mas nada disso a fez encher o coração e "subir à cabeça", ela será sempre lembrada como aquela que "guardava todas essas palavras, meditando-as no coração"!
Maria é um dos maiores exemplos de humildade que eu conheço na Bíblia! Ela não era perfeita, disso temos certeza porque ela era um ser humano como qualquer um de nós, mas ela era diferenciada de todas as outras mulheres e foi por isso que ela foi escolhida por Deus para essa missão! Uma missão que lhe custou uma grande abnegação, ela o criou mas não teve nenhum mérito nas ações de Jesus.
Assim como João Batista, Maria também fez parte da história de Jesus, e como João Batista disse "É necessário que ele cresça e eu diminua"!
Maria não só soube cumprir a sua missão com excelência, mas soube cumprir a ordem de Deus com humildade e deixar que Jesus fosse "o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz"... ela de mansinho foi saindo de cena, mas em momento algum ressentida por não ter sido reconhecida, pra ela foi uma honra e um privilégio servir ao seu Deus!

2 comentários:

  1. Olá Belle, boa tarde
    Texto magnífico. Eu não pensava assim, Maria para mim era apenas um símbolo de idolatria católica romana. Mas um dia, na igreja do Nazareno Central de Campinas, o pastor Aguiar Valvassoura fez uma pregação sobre Maria, que deveríamos admirá-la como a pessoa escolhida por Deus para gerar o Salvador Jesus.
    Desse dia em diante, enxerguei Maria com outros olhos, e vi que ela foi apenas um instrumento nas mãos de Deus, para o cumprimento desse propósito Salvador, assim, como tantas outras pessoas servem como instrumentos nas mão de Deus para abençoarem outras pessoas, como os médicos por exemplo. Ela não tem culpa alguma, de a colocarem num pedestal de adoração!
    Sua reflexão foi muito bem elaborada. Que Deus a abençoe com está visão espetacular que vc tem de esclarecer fatos bíblicos muitas vezes são mal interpretados.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Wilson pelo seu comentário!
    Vc é da Igreja do Nazareno de Campinas?! Que legal, eu já frequentei essa igreja na minha adolescência. Conheço o Pr. Aguiar... um pastor muito querido! Fiz um retrato a grafite dele, se vc comentar com ele, ele provavelmente vai se recordar de mim!
    Um forte abraço... e vc é sempre bem vindo aqui no blog!

    ResponderExcluir