domingo, 13 de novembro de 2016

Filhos da luz!


Hoje de manhã eu estava conversando com as nossas crianças e pré-adolescentes aqui da igreja, é uma mania de vir pra igreja e não trazer Bíblia... então estava "puxando a orelha" da turminha, pra eles lembrarem de trazerem a Bíblia quando virem pra igreja!
Então perguntei se eles tem lido a Bíblia durante a semana... e denovo, aquele silêncio! Umas duas meninas disseram que leram, muito bem pra elas! De vez em quando é preciso dar uma apertada nessa turminha, senão eles não aprendem a ler a Bíblia!
Então falei pra eles que eu queria compartilhar um versículo que li na minha leitura semanal e que me tocou... já que não vale somente cobrar e não mostrar o exemplo!
Li pra eles o texto de Efésios 5: 8-10

"Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; 
andai como filhos da luz
(porque o fruto da luz consiste em toda
bondade, e justiça, e verdade),
provando sempre o que é agradável ao Senhor."

É curioso que explicar um texto bíblico para uma criança ou adolescente exige de nós uma dinâmica diferente, a gente tem que voltar aos princípios básicos e usar uma linguagem bem simplificada... e nesse processo a gente parece ver o texto sob uma nova ótica!
Comecei explicando pra eles o que são trevas, que é a ausência total de luz, e que quando a gente vive sem Cristo vivemos nessa completa escuridão... e quando a gente conhece a Cristo e o aceita como Salvador a gente recebe a luz de Cristo nas nossas vidas, já não vivemos mais na escuridão!
É como se a gente estivesse num quarto totalmente escuro e de repente alguém acende um fósforo, tem como não enxergar a luz do fósforo?! Impossível! Da mesma forma nós, a gente é essa luzinha que se acendeu no meio da escuridão! É impossível a gente não ser notado!
Nós que temos Cristo no coração somos "luz no Senhor", somos "filhos da luz", não temos como esconder isso e nem devemos, a Bíblia nos ensina que devemos andar por esse mundo como um verdadeiro filho da luz!
Bom, mas o que é ser um "filho da luz"?! Como é isso na prática?!
A Bíblia então explica "o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade", e então nós conversamos sobre cada um desses itens:
- BONDADE: é aquela pessoa que pratica o bem, que é bondosa, educada, cortez... é aquela pessoa que se destaca por ter sempre uma atitude bondosa, que impacta e faz diferença na vida das pessoas com quem ela convive;
- JUSTIÇA: é aquela pessoa que faz sempre o que é justo, tem prazer em fazer o correto, que não faz mal ao seu próximo;
- VERDADE: é aquela pessoa que preza por dizer a verdade, por viver uma vida correta e transparente, que não tem medo de ser surpreendida porque não vive na mentira.
E então a gente pode pensar assim, "mas é muito difícil viver dessa forma!", e pra isso a gente precisa saber que não somos luz próprias, somos luz no Senhor, Ele é a luz, nós somos somente lampadinhas plugadas Nele! Brilhamos porque estamos Nele! Sem Ele não temos luz!
Por isso é importante lermos sempre a Bíblia e termos comunhão com Ele... senão a nossa luzinha vai se apagando!
Mas o que a gente ganha com tudo isso?! O final do versículo nos diz, "provando sempre o que é agradável ao Senhor". Provar de acordo com o dicionário é comprovar, é atestar a verdade por meio de provas, é experimentar, é vivenciar, é testar. Então se vivermos como filhos da luz no meio das trevas no mundo iremos poder provar de tudo o que é agradável ao Senhor!
Aí brinquei com a minha turminha hoje de manhã:
_ Se tem alguém que sabe o que é agradável de verdade, esse alguém é Deus!!! Ninguém melhor do que Ele!
E você como filho da luz tem o prazer de experimentar e comprovar que servir a Deus é a coisa mais agradável dessa vida!
Só depende de você!!!
Sim, depende de você querer provar essas maravilhas! Ou você se contenta em provar uma pitadinha dessa maravilha no domingo de manhã/noite quando vai na igreja?! Você pode experimentar bem mais do que isso e todos os dias da sua vida... basta você ler a Bíblia e desenvolver um relacionamento bem próximo com Deus!

2 comentários:

  1. Excelente! Muito orgulhosa de você Belle! Que Deus continue te abençoando a sempre despertar nos nossos futuros jovens e adultos o desejo de andar com Ele sempre!

    ResponderExcluir