sábado, 11 de setembro de 2010

Estudo sobre Família Cristã


No início do ano tivemos um retiro espiritual com os irmãos da Igreja e tive a oportunidade de falar sobre a importancia da família cristã. Este foi o estudo que dei:

 Família Cristã

Quando se fala em família cristã hoje, fica muito vaga a definição! Alias, a própria definição de família nos dias de hoje está perdendo a sua definição.

Mas, família cristã deve ter algo que a caracteriza, que a diferencia de todas as outras... é preciso manter essa exclusividade! A Biblia diz isso

Deuteronômio 14:2       Porque sois povo santo ao SENHOR, vosso Deus, e o SENHOR vos escolheu de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe serdes seu povo próprio.

Temos por responsabilidade mantermos essa característica, de que somos um povo a quem Deus escolheu... todas as pessoas precisam olhar para as nossas famílias cristãs e perceber isso visivelmente!

Alem do fato de que aceitamos a Cristo e vamos a igreja nos finais de semana... que características marcam e definem a família cristã?!!!

Vejamos algumas dessas características:

1. Cristo é a autoridade máxima na familia… todos os membros da familia são individualmente propriedade de Deus, foram comprados e lavados pelo sangue de Jesus... as crianças precisam saber e perceber isso de forma clara dentro do lar, e a melhor forma é quando os pais reconhecem a autoridade de Cristo em todas as decisões familiares;

1 Coríntios 11:3      Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.

2. A autoridade da palavra dos pais... os pais precisam ser firmes e consistentes nas suas falas e ordens, precisam deixar claro que eles cumprem o que dizem... falar cinco vezes a mesma coisa e apelar pra gritos e ameaças só faz diminuir a autoridade dos pais, e gera nas crianças a atitude de desafiar e de desrespeitar as autoridades;

Mateus 5:37      Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Tiago 1:19      Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

3. A oração deve ser parte importante e essencial dos dias rotineiros... as crianças precisam desde bem pequenas saber que a família é sustentada pelas orações, pela exortação e aprovação divina;

1 Reis 8:28      Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó SENHOR, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz, hoje, o teu servo diante de ti.

Salmos 55:1     Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica.

Salmos 69:13    Quanto a mim, porém, SENHOR, faço a ti, em tempo favorável, a minha oração. Responde-me, ó Deus, pela riqueza da tua graça; pela tua fidelidade em socorrer,

4. Ordem no lar... é preciso que haja uma rotina a ser seguida, lugares específicos para se guardar as coisas... para que o ambiente familiar seja um local agradável de se estar, pra que a sensação e as emoções sejam calmas e sensatas;

1 Coríntios 14:40   Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

5. Disciplina faz parte da vida de todos dentro do contexto familiar, desde os pais que se auto-disciplinam para atenderem os requisitos comuns do dia a dia (horário do trabalho, responsabilidades financeiras etc.), e as crianças que precisam aprender a se conformarem com as regras da família, da escola e da sociedade em geral (e o descumprimento dessas regras devem ser tratadas com punições);

Salmos 25:4     Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.

Provérbios 9:9      Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.

Deuteronômio 11:19       Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.

Provérbios 22:6       Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

6. Trabalho e participação em equipe deve ser o alvo das famílias cristãs... pais e mães devem dividir de forma justa as tarefas, e os filhos devem aprender desde bem cedo a cooperarem nas atividades caseiras... isso reforça o sentimento de união e de companheirismo;

Provérbios 10:4      O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.

João 5:17       Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

7. Responsabilidade em usar os bens que Deus nos dá... sejam eles a nossa casa, carro, eletrodomésticos, o dinheiro, a comida, as roupas... tudo deve ser usado e preservado porque reconhecemos que Deus nos abençoa com todas essas coisas!

Provérbios 3:9       Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;

1Cr 29:11-12       Teus, ó SENHOR, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó SENHOR, é o reino; tu estás acima de tudo. A riqueza e a honra vêm de ti; tu dominas sobre todas as coisas. Nas tuas mãos estão a força e o poder para exaltar e dar força a todos.

8. Cortesia é importantíssimo no ambiente familiar... as crianças e os pais precisam aprender que não se pode fazer as coisas pelo simples prazer e vontades próprias, que é preciso abrir mão e sacrificar nossas vontades proprias em favor da paz e harmonia entre os participantes da família... o outro é mais importante do que satisfazer o meu ego, é oferecer a minha vida pela do outro;

Isaías 1:17      Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.

Salmos 34:14       Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.

Salmos 37:27       Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada.

Provérbios 3:27       Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo.

9. Hospitalidade deve ser a marca das famílias cristãs... somos responsáveis por mostrar o amor de Deus a todos os que nos cercam e aos que passam em nossos caminhos;

Mateus 10:40      Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou.

Filemom 1:17       Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo.

Pra recapitular:

1. Cristo é a autoridade máxima no lar

2. Estabelecer a autoridade dos pais

3. Oração como rotina

4. A ordem e organização do ambiente familiar

5. Disciplina e auto-disciplina

6. Trabalho e participação em equipe

7. Uso responsável dos bens que Deus nos dá

8. Cortesia

9. Hospitalidade

A família cristã deve ser assim o local (o laboratório) onde tanto as crianças quanto nós adultos aprendemos e temos a oportunidade de nos relacionarmos com Deus... tudo deve convergir para esse objetivo final!

A família deve apontar para as crianças o caminho à Deus... como essa seta que forma e aponta para Deus.

O mais importante nisso tudo é que abaixo de Deus, os pais estão no foco principal de atenção, pois é deles a responsabilidade de conduzir essa família no Caminho à Deus!

E o coração pulsante da família é a oração... sem ela a família deixa ter esse elo com Deus e virá a se perder em caminhos diversos.

Um comentário:

  1. Eu gostei muito desse estudo onde fala dos princípios familiar,e nos ensinar a educar os nossos filhos no caminho do senhor. Marcélia Solange..são luis ma

    ResponderExcluir