sábado, 10 de novembro de 2012

A Páscoa do Senhor


Uma das histórias emocionantes na Bíblia é a saída do povo de Israel do Egito... o cumprimento das promessas que Deus havia feito a Abraão, Isaque e Jacó.
O povo já estava por 400 anos no Egito, uma nação que não era a sua... a princípio foi a providência divina que os levou até lá, mas aos poucos foram sendo escravizados por aquela nação devido ao assustador crescimento do povo de Israel, os egípcios temiam perder o controle da nação para aquele povo que crescia dentro do seu território.
Deus então de formas miraculosas arquitetou todo um plano para tirar o seu povo debaixo da escravidão do Egito... e depois de desafiar várias vezes o Faraó e todos os deuses do Egito, mostrar com mão forte e poderosa que existe somente um Deus, que é digno de ser adorado e temido... Deus finalmente tira o seu povo do Egito!
E Deus fez com que a saída do povo de Israel do Egito fosse triunfal... triunfal sim, pois Deus não permitiu que o seu povo fosse enxotado do Egito, saíram levando a paga por todo o trabalho escravo que prestaram ao Egito.
Um pouco antes de saírem Deus executa contra o Egito a décima praga, que seria a morte de todos os primogênitos... mas ao seu povo Deus provê uma solução, a eles foi dito que deveriam sacrificar um cordeiro, o sangue deste deveria ser passado nos umbrais das portas, pois dessa forma o Anjo do Senhor passaria por cima da casa onde visse este sinal e o primogênito daquele lar não morreria, seria salvo.
O povo deveria também comer a carne do cordeiro assada, juntamente com os pães asmos (sem fermento) e as ervas amargas... e deveriam comer com pressa e com todo o aparato pronto para partirem em viagem imediatamente.
São tantas as coisas belas que podemos aprender dessa história:
- Deus não se esquece de nós... mesmo que estejamos atualmente morando no Egito espiritual, um lugar que não é o nosso, onde somos constantemente oprimidos e maltratados... mas temos a segurança de que somos o povo de Deus, e que Ele zela pelos que são seus!
- Deus não nos deixou sem uma solução, sem um escape para fugirmos à condenação que Ele trará sobre o Egito espiritual, Deus nos providenciou o cordeiro, o Seu próprio Filho, Jesus, que é o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"! Sobre quem estiver o Seu sangue, este será salvo da morte e da condenação eterna... amém por isso!!!
- Um dia Deus nos tirará desse Egito espiritual, e então iremos para a Canaã celestial, lá sim é o nosso lar! Mas enquanto essa "viagem" não começa, celebramos a Páscoa do Senhor, ao participarmos do Cordeiro de Deus, ao comermos os pães asmos e as ervas amargas:
             - o cordeiro, simboliza a Cristo, do qual devemos fazer parte do Seu corpo, devemos nos alimentar
                espiritualmente dos ensinamentos que Jesus nos deixou, compreender a Sua obra, entender e            
                aceitar a salvação que somente o Seu sangue nos proporciona;
             - os pães asmos, que são pães sem fermento, simbolizam a nossa vida de santidade, devemos nos
                afastar completamente do pecado (o fermento que leveda a massa), devemos nos separar e
                distinguir do mundo, devemos ser separados e santos para Deus em meio a um mundo onde o
                pecado reina;
             - as ervas amargas, simbolizam a luta contra o pecado e a lembrança de que não pertencemos mais
               ao mundo de pecado, o verdadeiro cristão sabe perfeitamente que nada se iguala à vida que
               Cristo nos oferece, que a vida sem Cristo é amarga e cruel... tanto que ao pecar o cristão sente o
               gosto amargo do pecado e isso o leva a se arrepender e buscar crescer em santidade.
O povo de Israel foi instruído a comemorar a Páscoa cingidos, preparados para partir imediatamente, e nós hoje devemos também estar sempre prontos e preparados para sermos arrebatados a qualquer momento. A vida cristã deve ser marcada pelo sentimento de que não pertencemos a esse mundo, que o céu nos aguarda e que a todo momento devemos estar alerta ao chamado de Cristo!
Maranata, vem Senhor Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário