quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fala, Senhor, porque o teu servo ouve!


A Bíblia é realmente inesgotável!
Cada vez que lemos uma história, nos encantamos com detalhes que que nunca tínhamos visto antes! Eu particularmente vibro quando descubro um detalhe novo, quando Deus me mostra algo que não tinha notado antes... ah, como é bom!
Dessa vez foi a história de Samuel, o pequeno garoto que foi levado por sua mãe e devolvido ao Senhor, ele morava com o sumo sacerdote Eli e ajudava nas tarefas do templo.
A Bíblia nos conta que Samuel era um menino exemplar, que "crescia em estatura e no favor do Senhor e dos homens"... se tinha um garoto que a gente poderia dizer "esse garoto vai para o céu", esse garoto era Samuel!
Ele era super obediente, extremamente prestativo com Eli, ajudava nas tarefas do templo, seguia as regras e sabia exatamente o que podia e o que não podia fazer no templo... mas diz a Bíblia que "Samuel ainda não conhecia o Senhor".
Samuel fazia todas essas coisas porque provavelmente aprendeu a faze-las desde pequeno, o templo era a sua casa, conhecia os detalhes, tinha aprendido a realizar as tarefas com perfeição... ele seguia o ritual.
No entanto, ele ainda não conhecia ao Senhor! E a prova disso é que de noite quando ouve o seu nome ser chamado, ele rapidamente intui que Eli o havia chamado e prontamente vai a Eli para ver se este o havia chamado e o que este precisava... ele não reconheceu a voz do Senhor!
Eli já estava velho, seus olhos estavam se escurecendo, sua performance como sumo sacerdote da nação de Israel estava manchada pela terrível conduta dos seus filhos... e ainda por cima, "a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram frequentes."
Se tinha alguém que devia ter um contato frequente com o Senhor perante a nação de Israel, esse alguém era Eli, ele era o sumo sacerdote, o representante do povo perante Deus... e Eli já não era mais essa pessoa.
Deus então olha para Samuel e o chama, chama por Samuel três vezes de noite, e Samuel como ainda não conhecia ao Senhor não reconhece a Sua voz... também demora para Eli atinar com a possibilidade de que era Deus quem estava chamando por Samuel, mas quando finalmente ele percebe o que estava acontecendo, instrui Samuel de que era Deus quem o estava chamando e que ele deveria se colocar a disposição para ouvir o que o Senhor tinha a dizer-lhe.
Samuel então espera novamente o Senhor chamar o seu nome, e dessa vez ele diz "Fala, porque o teu servo ouve." Samuel agora sabia quem estava falando com ele, sabia que era o Senhor, e nesse momento ele se dispôs a ser um "servo" de Deus... naquele momento Samuel conheceu o Senhor de uma forma pessoal e íntima!
Temos a aprender com Samuel que de nada nos vale os rituais religiosos, tipo ir à igreja todos os domingos, carregar uma Bíblia, cantar os hinos, aprender a se comportar como um cristão... isso nada vale se não conhecemos ao Senhor! Se não conseguimos reconhecer a voz de Deus quando Ele fala conosco!
Nossa atitude deve ser como a de Samuel, de se colocar a disposição, ficar atento ao chamado do Senhor, e responder com humildade "Fala, Senhor, porque o teu servo ouve."

Nenhum comentário:

Postar um comentário