sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Olha a onça!!!


Francisco tem dias que acorda inspirado me contando algum "causo" da época que era criança... cada história... e de como ele quando criança morria de medo!
Eu sempre fico em desvantagem, tive uma infância tão tranquila... não me lembro de nenhum "causo" assustador pra participar da rodada! hehe...
Então, de repente eu me lembrei de um... falei pra ele, "essa você vai querer ouvir!"
Quando eu era pequena íamos visitar meus avós no sítio, lá no interior de São Paulo... casinha simples, paredes de barro, terreiro varridinho e pé de jabuticaba perto da cozinha da minha vó!
Minha vó ficava tão feliz quando a gente ia visitar ela, que não conseguia dormir a noite antes de a gente chegar e também a noite do dia em que a gente chegava... tamanha era a felicidade!!!
Casa de vó, sabe como é, né?! Tudo era especial! Ainda mais para eu e meu irmão, criança curte essas coisas com uma percepção diferente dos adultos!
Quando ia entardecendo, minha vó e minha mãe na cozinha preparando o jantar... e ao mesmo tempo tentando dar banho em nós dois, numa casa onde não tinha chuveiro, era aquele balde pendurado que depois de ensaboado o corpo, minha mãe enchia de água e assim podíamos tomar a devida "chuveirada"! Oh, coisa boa!
Depois do jantar, depois daquela boa conversa em volta da mesa, depois de muita conversa jogada fora, e também de ler um Salmo antes de irmos dormir, isso tudo à luz de lamparinas... finalmente a casa entrava em ritmo de recolher, era a hora de ajeitar as camas e o colchão no chão da sala onde eu e meu irmão iríamos dormir.
Meu vô se deitava, meus pais também se recolhiam no quarto, enquanto minha vó ficava correndo pra cima e pra baixo ajeitando os últimos detalhes... parecia que ela não queria que o dia tivesse terminado!
Enquanto isso, meu vô falava lá do quarto pro meu irmão, com aquela voz forte e alta que sempre teve e mesmo porque a casa não tinha forro, então tudo o que era dito num quarto se ouvia nos outros:
_ Viu Hugo, por essas bandas aqui costuma ter onça! Um dia desses atrás eu ouvi uma aqui bem pertinho...
Bem nessa hora uma vaca mugiu lá no pasto e meu vô aproveitou:
_ Aí, você ouviu essa?!
Meu pai quase não se aguentava de tanto rir no quarto dele... e eu e meu irmão que estávamos na sala, ficávamos morrendo de medo!
Quando me menos se espera uma outra vaca muge novamente... e o meu vô não perde a chance:
_ Olha, essa foi mais perto!
Ah, pra quê?! Eu nem mexia na cama, chega a cortar a respiração!
A essa altura meu vô não aguentava mais segurar... e soltava aquela risadona alta e forte! Se divertia à beça!
Mas nem mesmo ouvir o meu pai e o meu vô rindo servia de consolo pra mim... o medo já estava instaurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário