quinta-feira, 29 de março de 2012

"... me sinto a mais solitária de todas as mortais..."


Essa foi a frase que uma amiga minha me disse um dia desses... ela está solteira e sem namorado no momento, e está lutando pra manter vivo o sonho de um dia se casar, mas percebe que está cada vez mais difícil achar aquele "alguém" nos dias de hoje.

Eu sei bem o que é essa dor, dói no fundo do coração porque mexe com os sonhos e fantasias que temos, de um dia casar, poder escolher o vestido de noiva, de ter um companheiro pra todas as horas, de ter a nossa casinha, o nosso cantinho... eu entendo bem o que é sentir-se frustrada quanto a esses sonhos!
Sei também que parte dessa tristeza que se sente acaba sendo dirigida e externada para as pessoas com quem convivemos, especialmente a família, a gente passa a ficar descontente com a gente e com as pessoas em volta, chegamos até a culpar os outros por ainda não termos achado aquele "alguém", e em ultima instancia culpamos até Deus (sentimos que Deus está distante, não liga pra gente, não se importa com a dor que sentimos dentro do coração... e por aí vai!).
Eu cheguei aos extremos... eu já estava com quase trinta anos, já tinha namorado vários rapazes e não encontrava alguém com quem me identificasse... chorei horrores, sofria de crises de ansiedade, estava quase me tornando rancorosa... foram anos, tempo o suficiente para eu chegar a um ponto em que imaginei que não fosse mais aguentar... mas Deus estava ali, como sempre esteve (mesmo que eu não conseguisse ver), Ele sabia o meu limite, Ele sabia a hora exata em que Ele devia colocar o meu esposo na minha vida (hoje consigo reconhecer que foi o tempo certo, se tivesse sido antes imagino que não teria dado certo o nosso relacionamento, eu ainda precisava de maturidade, precisava ter responsabilidade para assumir a vida de casada... Deus sabia disso tudo... Ele simplesmente foi trabalhando comigo até o momento em que Ele finalmente disse, "agora chegou o momento certo!").
Não existem receitas prontas e fáceis para situações assim, mas algumas coisas podem ajudar...

1. Tenha fé em Deus. Fé não é aquele sentimento/pensamento positivo em que vc diz pra si mesma que tudo vai dar certo no final... nao... fé é vc depositar a sua confiança em Deus (sentindo-se bem ou não, pensando certo ou não), ter fé é esperar que Deus vai fazer o que é melhor pra nós (mesmo que não seja o que a gente mais espera ou quer). Veja o que Deus diz em Jeremias 29:11, "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais."

2. Cresça em sua comunhão com Deus. Vc tem lido a Biblia? Já leu a Biblia toda? Vc separa um tempinho pra ter comunhao com Deus, só vc e Ele? Vc tem orado, tem derramado perante  Ele o seu coração, tudo o que vc pensa e sente? Se tem uma coisa que toda moça precisa é aprender a buscar a Deus, porque depois de casada quando achamos que todos os nossos problemas serão magicamente resolvidos é que nos damos conta de que os grandes problemas surgem, e é nessas horas que vai valer a pena ter aprendido a buscar a direção de Deus. Buscar a direção de Deus não deve ser algo que fazemos só nas horas em que a situação está ruim, isso deve ser algo constante.

3. Não sei se vc tem esse costume, mas quero te encorajar a ter, vc tem um caderno de orações? É um caderno comum, onde vc vai poder escrever aquilo que vc está sentindo, o que te vem a mente, aquilo que vc gosta, aquilo que vc não gosta... seja livre pra escrever, colar, rabiscar, anotar o que vc quiser nesse caderno. A razão de ter um caderno desses é vc ter um "lugar seguro" onde vc pode se expressar, onde vc pode colocar pra fora aquilo que está te machucando dentro do coração... senao vc vai ficar guardando coisas no seu coração, vai desenvolvendo amargura e isso é pecado... e também porque a nossa mente se esquece de quase tudo, tanto as coisas boas quanto as ruins, mas as ruins tem um poder de continuar lá dentro como feridas, a gente se esquece porque está com raiva mas continua com a raiva, entende?!

4. Não fique com raiva dos seus pais... eles querem o melhor pra vc... acredite em mim, os pais sempre querem o melhor pra nós, só que a gente não consegue ver isso enquanto é solteira (é como se depois que a gente casa a gente passa a enxergar a vida de outra forma, passamos a pensar como os nossos pais... pode crer!). Tem duas coisas raras nesse mundo de hoje: uma moça que serve a Deus e seja virtuosa, e um rapaz que serve a Deus de todo o seu coração, que seja valoroso, trabalhador e com um coração manso... está a coisa mais difícil de encontrar! Mas não se desanime, Deus sabe exatamente onde tem um e onde tem o outro, e pra Deus não existem distâncias grandes!
E o rapaz que souber reconhecer o cuidado que os seus pais tem por vc, que não tiver más intenções com relação a vc (e for um rapaz verdadeiramente crente e de boas qualidades)... esse vai ser o homem da sua vida!!!

5. Não se feche, esteja sempre aberta a conhecer os rapazes... e se alguem te indicar um rapaz, não se zangue por isso, na maior parte das vezes os namoros com indicações costumam dar certo
Se eu puder dar um conselho, não busque conhecer rapazes nas redes sociais da internet, namorado não pode ser "virtual", tem que ser de carne e osso, tem que ter coragem de bater no seu portão, comprimentar os seus pais e falar com vc olhando nos olhos!

6. Busque se melhorar, crescer, amadurecer... é normal que a gente sonhe com o príncipe encantado... mas digamos que um dia esse príncipe apareça, vc pode ter certeza de que ele vai querer alguém a altura dele, que tenha os requisitos de uma princesa! O grande lance é ser uma moça "invejável", pra que Deus te dê aquele rapaz "invejável"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário