O jovem acha que o mundo é dele, tudo deve ser de acordo com a opinião e o gosto dele, e se alguém ou algo se interpõe à opinião ou gosto particular dele, a reação é combater com todas as forças para modificar o mais rápido possível o outro!
O jovem dificilmente sente a necessidade de mudar o seu próprio conceito... não, os outros é que precisam mudar!
Por um lado é bom esse embate entre os jovens e os adultos e idosos... eles desestabilizam e forçam o repensar de uma ideia ou situação! Por outro lado, os jovens muitas vezes desrespeitam o saber acumulado pelos anos de experiência dos "mais velhos"! São capazes de brigar, gritar, agredir e uma série de outras atitudes degradantes.
A verdade é que a insubmissão é prova de imaturidade... mas leva anos para que um jovem aprenda isso!
É interessante que o apóstolo Pedro "roga" aos jovens, ou seja, ele implora que os jovens sejam submissos aos mais velhos... o jovem no ardor da sua juventude desconsidera totalmente a ideia de que um dia também se tornará um "mais velho", desconsidera que um dia possa vir a precisar da opinião dos "mais velhos", desconsidera que um dia venha a admirar os "mais velhos"!
Pedro então continua o seu conselho aos jovens, "outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça."
Agora o foco não é mais o relacionamento com os "mais velhos" e sim jovens com jovens, entre a mesma faixa etária. Se por um lado o relacionamento com os "mais velhos" é um tanto complicado, o mesmo se pode dizer entre os próprios jovens.
Eles se unem fortemente quando estão de acordo em relação a algo, mas se um pensar ou tiver uma opinião contrária, esse será fortemente repelido pelo grupo. O jovem não lida bem com a discordância e a contrariedade, não importa da parte de quem venha essa posição contrária.
Pedro então roga que os jovens aprendam a humildade entre eles mesmos e também com os "mais velhos".
O que é a humildade então? Humildade é a qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.
O jovem precisa ver que a sua juventude não é pretexto para se sentir superior aos outros... e que ser humilde não é se sentir inferior aos "mais velhos"!
Pedro lembra aos jovens que Deus resiste fortemente aos soberbos, que são aqueles que pretendem ser superiores aos demais... Deus não se agrada e ainda resiste a essas pessoas. Mas aos humildes, sejam eles jovens ou "mais velhos", Deus se compraz em conceder a Sua graça a estes!
Pedro então completa o seu conselho aos jovens dizendo, "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte."
Pedro aqui chama a atenção do jovem ao ponto crucial sobre o conceito de humildade.
O jovem pode se sentir ofendido ao dizerem a ele que ele deve ser "submisso aos mais velhos", isso causa uma revolta enorme no coração do jovem, ele se ira ao ver coisas que estão erradas (ou contrárias ao seu gosto e opinião particulares)... se sente no fundo do coração um incompreendido! Sente que o mundo virou as costas para eles! Sente que está só perante essa tremenda injustiça...
O jovem se esquece de que Deus está ao seu lado!
Pedro então diz aos jovens que a submissão deles deve ser primariamente à Deus! O jovem deve se humilhar sobre a "poderosa mão de Deus"!
O jovem ao reagir perante as injustiças acaba percebendo que a situação não melhora, e sim piora! Somente Deus pode reagir perante as injustiças "com mão poderosa"!
Humilhar-se perante Deus é a atitude mais acertada que o jovem pode fazer perante as injustiças da vida, e não poucas vezes dos "mais velhos". Descansar em Deus e esperar que Deus irá agir em seu favor.
Isso quer dizer esperar? Não fazer nada?
Esperar sim... mas não fazer nada é pedir demais de um jovem! Pode parecer que o conselho da Bíblia é a inércia do jovem... de forma alguma! A Bíblia mesmo sabe que ações precisam ser tomadas, e que nenhum jovem suporta simplesmente esperar, esperar sem fazer nada é difícil demais!
Então Pedro dá aos jovens três tarefas:
1. - "lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós."
Enquanto espera, o jovem deve lançar sobre Deus todas as ansiedades que sente em seu coração, porque Deus cuida de cada jovem e está interessado em acompanhar o processo de maturidade na vida de cada jovem seu, que lhe serve, que entregou seu coração à Ele!
2. - "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar."
O jovem deve buscar conhecer o Deus a quem ele serve, conhecer os poderosos feitos de Deus, e de como Ele com sua mão forte e poderosa vem agindo no decorrer da história da humanidade... e ao mesmo tempo, manter-se sóbrio e vigilante, sem desconhecer as artimanhas do inimigo e como ele é astuto e sedutor. Conhecer a Deus é a chave para combater e resistir o inimigo, para não ser uma presa fácil nas suas mãos.
3. - "resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo."
A fé e a comunhão são armas poderosas para combater o inimigo. Quando o jovem busca estar junto com outros jovens cristãos, que também amam e desejam estudar e aprender mais de Deus, quando oram juntos uns pelos outros... então é que são fortes! Invencíveis!
Pedro termina então dizendo, "Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos do séculos. Amém!"
Texto bíblico que foi base para esse estudo - I Pedro 5: 5-11
Nenhum comentário:
Postar um comentário