terça-feira, 30 de outubro de 2012

Conversa animada!


_ Ah, eu imagino que Deus seja um velhinho, de cabelos bem brancos e barbas bem compridas!
_ Minha amiga, Deus não tem forma corpórea!
_ Como assim?!
_ É isso mesmo, Deus não tem a forma de corpo como nós conhecemos! Ninguém jamais viu a Deus... Ele é um espírito. Deus não pode se restringir a uma forma...
_ Mas a Bíblia diz que Deus se assenta num trono?!
_ Pois é minha amiga, essa é uma forma que a Bíblia usa para que possamos entender, isso porque nossa mente é extremamente limitada e para que pudéssemos entender que Deus é soberano e que Ele reina sobre tudo e todos, a Bíblia usa a figura de um rei que está assentado num trono!
_ E porque eu não posso imaginar Deus como se Ele tivesse um corpo? É mais fácil pra mim!
_ Exatamente pelo fato de que nós não podemos restringir Deus a uma forma, porque Deus não está restrito ao tempo, espaço e matéria!
_ Como assim, o que o tempo, o espaço e a matéria tem a ver com isso?!
_ Tudo!!! Você só existe porque um dia você nasceu, você teve um início, você vive numa condição temporal... e você ocupa um espaço, eu sou eu e você é você, o seu corpo é diferente do meu, nós não ocupamos o mesmo espaço, somos pessoas diferentes... e a matéria, é exatamente o seu corpo, a razão porque eu posso te ver!
_ Humm...
_ Já Deus não, Ele não vive em função desses três conceitos, porque foi Ele quem criou essas três variantes para que o mundo existisse! Ele está portanto acima do tempo, do espaço e da matéria... Ele não depende dessas condições para existir! Deus nunca teve início e nem fim, Deus é eterno e infinito, a razão porque Ele está em todos os lugares!
_ Wow... nunca tinha pensado nisso! Mas, espera um pouco, a Bíblia diz que Moisés ouvia a voz de Deus, e agora?!
_ Muito bem lembrado! Moisés realmente ouvia a voz de Deus! Mas veja, Deus que não tem nenhuma das restrições que Ele impôs ao ser humano, precisou achar algum meio de se relacionar com o homem, Ele precisa se fazer entendido na condição e na capacidade que o homem tem, e o homem é muito pequenininho perante Deus... então Deus faz uso da voz humana, porque só assim o homem consegue entender o que Deus está dizendo!
_ Poxa, mas então a gente nunca vai poder ver Deus?!
_ Vamos sim, no céu nós vamos ver Jesus!
_ Ah, mas é Jesus! E Deus?!
_ Uai minha amiga, quem vê Jesus vê a Deus!!! Deus não é três pessoas... Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são um só!
_ Ai... isso tudo é muito complicado!
_ Sabe o que eu acho mais interessante nisso tudo!?
Ela então me olha com expectativa.
_ É que Deus, sendo tão grande, tão poderoso, que não se encaixa dentro da nossa limitada capacidade de entendimento... tomou a forma humana, Ele decidiu vir a esse mundo como um de nós! Nasceu como um de nós, tomou a forma humana, Ele se identificou conosco no nível mais íntimo possível, Ele estabeleceu um relacionamento conosco seres humanos. E agora Jesus tem um corpo, de tal forma que lá no céu poderemos ver Jesus... isso não é incrível?!!!
_ Realmente! Isso tudo é maravilhoso! Nosso Deus é demais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário