segunda-feira, 8 de outubro de 2012

As armas do cristão (estudo bíblico)


Nós cristãos vivemos em constante guerra...  o cristão verdadeiro sabe o que é enfrentar essa guerra todos os dias!
Guerra contra o pecado... pecado este que se alastrou e permeia todos os aspectos da vida, não existe uma área sequer onde o pecado não tenha deixado a sua influência!
Lutar contra o pecado é visto por muitos como uma luta inútil, uma vez que aqui no mundo é impossível derrotá-lo... na verdade, somos constantemente subjugados pela influência deste.
O que nos leva então a lutar contra o pecado?
O verdadeiro cristão tem prazer em fazer o correto, o que agrada a Deus... o pecado nos causa um tremendo pesar, o pecado nos machuca e nos deixa cicatrizes, por isso o cristão busca com a ajuda de Deus se desviar do pecado, ele sabe o mal que o pecado lhe causa... e sabe também das bençãos maravilhosas que existe em obedecer a Deus!
No entanto, como devemos lutar contra o pecado? Que estratégia é eficaz contra o pecado, uma vez que a nossa carne é inclinada a praticar o pecado?
Graças a Deus que a Bíblia nos deixou explicado quais são as armas que temos e que podemos usar contra o pecado... armas essas que vieram no pacote da salvação, todo cristão quando se converte dos seus pecados e reconhece o senhorio de Jesus através do Seu sacrifício na cruz, recebe todas essas armas!
A única coisa que o cristão precisa fazer é saber manusear cada uma dessas armas, precisa na verdade reconhecer quais são essas armas e experimentar o poder incrível que cada uma delas tem!
Vejamos quais são essas armas... o que compõe a armadura de Deus:

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.
O cristão precisa primeiramente reconhecer que a força necessária para enfrentar essa guerra vem de Deus... nós na verdade somos fracos, mas estamos lutando do lado de Deus, e Deus sim é poderoso para nos fortalecer, mesmo quando estivermos fraquejando.
O poder de Deus é a força que precisamos para enfrentar o pecado... confiados no poder de Deus podemos encarar o pecado!

Revesti-vos de toda a armadura de Deus,
O cristão não pode ir para a guerra sem estar devidamente armado... ir para a guerra sem as armas é de antemão se declarar perdedor, é deixar o inimigo vencer sem que possamos esboçar qualquer reação da nossa parte.
Além de ter as armas, é preciso saber manusear cada uma delas... ter uma arma nas mãos e não saber usá-la é perder a batalha.
E na guerra contra o pecado não adianta inventarmos as nossas próprias armas, elas não servirão de nada... as armas que são realmente eficientes são as armas de Deus!

para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
Ciladas é exatamente o que o diabo faz... ele sabe que enfrentar de frente a Deus não lhe é possível, ele perde e sempre perderá. Mas ele, com a astúcia que lhe é próprio, sabe que os cristãos seguidores de Deus são seres humanos extremamente fáceis de serem influenciados, são como ovelhinhas que muitas vezes não prestam atenção onde estão andando... então, ele arma ciladas, emboscadas, armadilhas!
O cristão deve então primeiramente reconhecer essa estratégia do inimigo, aprender a reconhecer onde o inimigo coloca as ciladas, saber ver as sutilezas das armadilhas... e ficar firme, se recusar a cair na emboscada!

porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
O diabo é bastante esperto, ele usa coisas físicas e materiais para atingir a vida espiritual do cristão, mas não se engane, não é contra coisas que lutamos! O objetivo dele é o coração e a mente do cristão... as coisas passam e ficam, mas o coração é o que lhe realmente interessa!
É verdade que o cristão deve se abster de algumas coisas, isso lhe ajuda a não se distrair da sua luta contra o pecado, mas o seu verdadeiro foco deve estar em guardar o seu coração! Veja por exemplo, é perfeitamente possível que um cristão não tenha ídolos em sua casa, você pode vasculhar toda a sua casa e não encontrar nenhuma imagem... no entanto, no seu coração ele pode ter uma série de ídolos!

Portanto, tomai toda a armadura de Deus,
Outro detalhe importante é que o cristão não pode escolher as armas que quer carregar consigo nessa batalha contra o pecado... não, o pacote é completo! É preciso ter e usar todas as armas de Deus!
O cristão não tem o direito de escolher aquelas armas que ele acha que são mais fáceis, mais leves, que não lhe causam desconforto e que não lhe exijam tanto... todas as armas são importantes e exigem do cristão um verdadeiro comprometimento, podem ser difíceis e pesadas, vão lhe exigir sim uma vida de santidade!
Entrar nessa batalha contra o pecado carregando alguns pecados não confessados, ou pior do que isso, pecados “prediletos”, é começar a lutar já sem forças, fraco e suscetível a fracassar!

para que possais resistir no dia mau
Essa é então a atitude que o cristão deve ter ao entrar na guerra, a resistência! Resistir o pecado, seja no dia mau tanto quando nos dias bons!
Não sei o que é mais difícil, resistir o pecado no dia mau, quando a tentação de praticar o pecado vem com força... ou nos dias bons, quando estamos alegres, descontraídos, e baixamos a guarda, nos esquecemos de que estamos nessa luta contra o pecado!
Em ambos os casos, a ordem é resistir... é fincar o pé e dizer não categoricamente ao pecado! Seja o pecado explícito ou camuflado, é pecado, e o cristão não deve negociar e tentar argumentar se é ou não pecado... pecado é pecado!

e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
Esse deve ser o alvo do cristão, vencer e permanecer... e ainda por cima, inabalável!
O cristão não pode entrar na luta duvidando se vai ou não ganhar, seu objetivo de vida é vencer, pois lutamos com Deus contra o pecado, e o poder de Deus é soberano sobre o pecado! Graças a Deus por isso!!!
No entanto, permanecer inabalável é algo que vai depender diretamente de como o cristão encara essa luta, se ele está realmente usando todas as armas e tendo uma vida de santidade... de outra forma, ele pode sair da luta bem machucado, tendo que ir para a enfermaria se curar de vários ferimentos... graças a Deus que Ele nos assiste e cuida de nós de uma forma misericordiosa durante toda a guerra contra o pecado... graças a Deus que podemos contar com o Seu perdão e restauração!

Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade
A verdade é a principal arma que o cristão tem... não as verdades relativas dos dias de hoje, verdades que foram corrompidas, pois dependem de vários fatores que as determinam.
Nós cristãos no entanto contamos com a Verdade, porque Deus é a própria verdade, em outras palavras, a Verdade é a pessoa de Deus!
Quando temos Deus em nosso coração, temos a verdade e as falácias e artimanhas do inimigo não nos confundem... porque Deus é a verdade!
Jesus disse, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”... graças a Deus que em Jesus temos a segurança de saber

e vestindo-vos da couraça da justiça.
A justiça é a segunda arma do cristão... e por justiça não entendemos como aquele princípio de que uma pessoa deve fazer tudo certinho, cumprir com suas obrigações, ser reto nos seus atos... não, a justiça do cristão está relacionada à justificação dos seus pecados.
O cristão é aquele que reconhece que os seus pecados o separavam de Deus e que ele nada podia fazer para não pecar, de forma que ele reconhece que somente Jesus poderia pagar pelos seus pecados, o sacrifício de Jesus na cruz teve por objetivo cancelar essa dívida de pecado que havia contra ele... e assim o cristão foi justificado perante Deus! Jesus o justificou, uma vez que este reconheceu a sua incapacidade de se auto-justificar!
A justiça de Deus quando imputada a nós nos permite proteger o nosso coração das acusações que o inimigo nos faz, não somos justos porque somos bonzinhos e porque nos esforçamos sobremaneira para fazer tudo certinho e agradar a Deus... não, sabemos que temos uma natureza pecaminosa enquanto estivermos aqui no mundo, mas em Jesus fomos justificados de uma vez por todas do pecado de estarmos separados de Deus!
Se por acaso cometemos alguns pecados, e nenhum cristão está livre disso, contamos no entanto com o perdão de Deus... algo que somente o cristão tem! O diabo não perdoa ninguém, ele não tem esse poder... tudo o que ele sabe fazer é acusar e afundar a pessoa cada vez mais no pecado!

Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
A terceira arma do cristão é o evangelho de Jesus Cristo... um evangelho que é a boa notícia de que Jesus salva e redime o homem da sua condição de pecador, que aproxima novamente o homem de Deus através do sacrifício de Jesus na cruz!
Notícia essa que o cristão não pode guardar somente para si... é preciso compartilhar com outros! É preciso contagiar os outros com essa boa notícia!

embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
A fé é uma das armas mais poderosas... com essa arma o cristão pode ir andando e avançando na batalha e conquistando cada vez mais espaço e terreno no campo do inimigo!
Ter fé é tão simplesmente confiar em Deus... é descansar no poder e no cuidado que Deus tem com cada um de nós!
É fácil falar, mas tão difícil de colocar em prática... dizemos que confiamos em Deus, mas nas horas difíceis e necessárias duvidamos em nosso coração! Que tristeza! O cristão deve conhecer o Deus poderoso a quem serve, deve se lembrar continuamente dos poderosos feitos que Deus já efetuou ao longo da nossa vida, reconhecer que nada foge do controle de Deus... o cristão deve descansar nos braços de Deus! Deixar que Deus lute por nós!
O inimigo lança dardos/flechas com fogo, com o objetivo de nos queimar, de destruir a armadura do cristão... é nessa hora que o nosso escudo deve estar “encharcado” de fé, de forma que o fogo do inimigo seja rapidamente apagado e não venha a nos queimar!

Tomai também o capacete da salvação
Essa é uma das importantes armas do cristão, a sua salvação! Sem a sua salvação garantida não há como lutar contra o pecado!
O cristão precisa tem seu coração e na sua mente a confirmação de que realmente foi salvo do pecado... que agora ele luta do outro lado da batalha, luta contra o pecado e que está do lado de Deus!

e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
O cristão não tem que lutar com suas próprias ideias... graças a Deus por isso! Deus deixou na Bíblia registrado tudo o que precisamos saber para lutar contra o pecado.
A Bíblia é maravilhosa, é a Palavra de Deus diretamente para nós, para todas as situações da nossa vida, seja para nos confortar tanto quanto para nos alertar... e ela não contém erros, é infalível! Uma vez que Deus não mente e Nele não há sombra de variação... podemos confiar plenamente na Bíblia!
O cristão deve ter a sua Bíblia como sua arma pessoal, deve saber manejá-la, deve estudá-la, deve se inteirar do que a Bíblia diz sobre Deus... o cristão tem que ler a Bíblia! Não basta somente ter uma Bíblia, é preciso saber o que tem dentro dela, é preciso querer sempre saber mais sobre Deus!

com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito
Oração... uma arma extremamente poderosa e eficaz!
O cristão conta com essa arma disponível em todos os momentos e todos os lugares, uma arma que exige do cristão o esforço e o comprometimento de buscar a presença de Deus, mas contra essa arma o inimigo não tem defesa!
O inimigo pode impedir e dificultar muito a vida do cristão, mas ele não pode impedir o cristão de orar... e muito menos Deus de ouvir a oração dos seus servos! E Deus está o tempo todo atento às orações dos seus servos. Pode ser que o tempo de Deus responder as nossas orações não corresponda à nossa pressa, mas Deus atende às nossas orações e no momento certo intervém!

e para isto vigiando com toda perseverança
O cristão é chamado a estar sempre atento, vigiando o tempo todo... não podemos nos dar o luxo de achar que a batalha já foi ganha. O inimigo pode por vezes até recuar, mas ele irá armar outras ciladas, irá tentar outras armadilhas, e para isso precisamos estar constantemente em alerta!

e súplica por todos os santos.
Finalmente, o cristão deve ter a consciência de que nessa batalha contra o pecado ele não está só, e mais que isso, o sucesso ou o fracasso dos outros cristãos ao redor do mundo está ligado ao seu!
O bom cristão deve lutar de forma individual, mas sem se esquecer de que a luta é também no coletivo, pois em Cristo somos um corpo, e se uma parte desse corpo sofre, todos os outros sofrem juntamente.
Por isso devemos interceder constantemente por nossos irmãos, que assim como nós, também estão lutando contra o pecado!

Texto base de Efésios 6: 10-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário