terça-feira, 23 de outubro de 2012

Curiosidade Bíblica # 2


Esse domingo eu estava a contar a história de Daniel para as crianças e me ocorreu algumas curiosidades que nunca tinha percebido antes!
Eu gosto dessas curiosidades... é como se descobríssemos peças do quebra-cabeça! =) Pareço voltar a ser criança, a me encantar com os detalhes dessa história tão linda!!!

É interessante ver como o jovem Daniel se destacava e crescia no conceito do rei Dario, na antiga Babilônia, isso porque "ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa", e "porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelecê-lo sobre todo o reino"... wow! Isso foi suficiente para que Daniel arranjasse inimigos mortais no reino, tanto que um grupo de presidentes e sátrapas começaram a planejar uma forma de derrubar Daniel, queriam acusá-lo de algo... e não conseguiam de jeito nenhum!
Então eles tiveram a "brilhante ideia", propuseram ao rei Dario que pelo espaço de trinta dias, um mês, ele fosse o deus supremo daquela nação, que nenhum pedido fosse feito a qualquer outro deus ou homem que não ao rei, e a pena para o descumprimento de tal decreto era ser lançado na cova dos leões... o rei deve ter ficado lisonjeado e sem pensar duas vezes assinou o tal decreto!
Agora os presidentes e sátrapas tinham nas mãos a acusação de que precisavam contra Daniel! Isso porque
Daniel que era extremamente fiel a Deus, orava três vezes ao dia ao seu Deus, e ele orava de frente para as janelas abertas do seu quarto em direção à Jerusalém... e quando ele soube do decreto do rei, em nenhum momento pensou em deixar de orar ao seu Deus, fez tudo como de costume!
Aqueles homens então correram dar a notícia ao rei Dario, disseram ainda que Daniel não fazia caso do rei, porque continuava orando três vezes ao dia ao seu Deus.
Nesse momento o rei Dario caiu em si e percebeu o real motivo porque tais homens haviam pedido que ele sancionasse o tal decreto... diz a Bíblia que "tendo o rei Dario ouvido estas coisas, ficou muito penalizado e determinou consigo mesmo livrar a Daniel; e, até o pôr do sol, se empenhou por salvá-lo." No entanto, tudo foi em vão, e aqueles homens pessoalmente foram ao rei lembrá-lo de que "é lei dos medos e persas que nenhum interdito ou decreto que o rei sancione se pode mudar."
Eis a verdade... o rei que por trinta dias assumia a posição de deus sobre a Babilônia, reconheceu finalmente que ele tinha pouco ou nenhum poder, e que ele não estava acima de tudo e todos, devia submissão à lei dos medos e persas e acabou refém da intenção maldosa daqueles homens! Não é incrível que um rei com tanto poder tenha se sentido tão impotente assim?!!!
Com todo o pesar do seu coração teve que finalmente mandar jogar Daniel na cova dos leões... e momentos antes de Daniel ser jogado na cova, o rei diz a Daniel: "O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que ele te livre."
Aquela deve ter sido a pior noite da vida daquele rei, pois diz a Bíblia que "o rei se dirigiu para o seu palácio, passou a noite em jejum e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono." Temos aqui a prova de que o rei se sentiu miseravelmente impotente, ele como rei não pode fazer absolutamente nada... e remoía isso dentro do seu coração!
Assim que o dia amanheceu vemos uma das cenas inimagináveis para um rei, o rei Dario colocou a sua pompa real de lado, pois "foi com pressa à cova dos leões. Chegando-se ele à cova, chamou por Daniel com voz triste; disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?!"
Um rei humilhado e resignado que tinha no seu coração uma pequena esperança de que o Deus de Daniel pudesse ter feito algo para livrá-lo dos leões... e ainda admite que o Deus de Daniel era o "Deus vivo"!
Qual não foi a surpresa do rei ao ouvir a voz de Daniel de dentro da cova dos leões que lhe responde "Ó rei, vive eternamente! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum."
Diz a Bíblia que o rei "se alegrou sobremaneira"! Ah, como eu queria ter visto a cara do rei e que reação ele teve naquele momento!!!
Daniel foi tirado da cova dos leões imediatamente!!! E em seu lugar o rei Dario ordenou que fossem trazidos aqueles homens e que eles e suas famílias fossem lançados na cova dos leões, "e ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos."
"Então, o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e homens de todas as línguas que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim. Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões."

Que conclusão incrível e maravilhosa para a história de Daniel:

Um rei que começa com o seu ego exaltado, é humilhado terrivelmente no decurso da história, e termina dando glórias ao Deus vivo!!!

Um rei que inicialmente atribui a si mesmo a posição de deus pelo intervalo de tempo de trinta dias... e termina reconhecendo que Deus "permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim."!!!

Um rei que se vê irremediavelmente tolhido de tomar qualquer atitude contra um decreto que ele mesmo sancionou... acaba por reconhecer que Deus sim "faz sinais e maravilhas no céu e na terra"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário