quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Justo... quem é justo?!


"Torre forte é o nome do Senhor,
à qual o justo se acolhe e está seguro."
Provérbio 18: 10


É interessante vermos a quantidade de vezes que a Bíblia usa a palavra "justo", e na maior parte das vezes pensamos que justo é aquela pessoa que faz as coisas certinhas, que é correto no seu agir, é íntegro, e também imparcial... ou seja, uma pessoa que tem uma boa moral, que é ético e age de acordo com as regras morais.
No entanto, a Bíblia tem uma outra definição para "justo", uma vez que perante Deus nenhuma pessoa é certinha, todos os seres humanos são pecadores, todos cometem erros, e por mais que tentem acertar e por mais que em comparação com outros seres humanos alguns sejam melhores, todos ficam aquém da justiça de Deus!
A justiça de Deus é acima de todos e tudo... ninguém é capaz de alcançar o padrão de Deus!
Então, porque a Bíblia cita algumas pessoas como "justas"?! Se todas as pessoas da Bíblia e dos dias atuais são pecadoras?
A única forma de alguém ser considerado "justo" é se este for justificado daquilo que manchava a sua reputação... e com isso vem o reconhecimento de que não somos justos pelos nossos esforços de fazer tudo da melhor maneira possível, somente quando reconhecemos que por mais que tentemos nunca chegaremos ao estado de perfeição que Deus exige... dessa forma percebemos a nossa inadequação e total incapacidade de nos denominarmos justos por nós mesmos!
Somente alguém que é justo pode justificar um injusto... esse Justo é Deus! Somente Deus pode conferir da Sua justiça a alguém que não é justo.. isso se Ele assim quiser!
O incrível é que Deus quis justificar os seres humanos que Ele criou e que se mancharam do pecado... Ele não tinha nenhuma obrigação em fazer isso, mas pelo Seu imenso amor Ele quis!
Como diz aquele versículo famoso... e que muitos sabem de cor:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  João 3: 16

Foi por amor... um amor sem medida e sem explicação... um amor que ultrapassa a nossa capacidade de compreensão!
Deus deu seu próprio Filho para morrer no lugar de pessoas injustas, para pagar o preço do pecado destes, para que aqueles que reconhecessem a sua incapacidade de serem justos por si só pudessem então aceitar o perdão dos seus pecados, aceitarem serem justificados por Aquele que é Justo, que nunca pecou e que por isso mesmo pagar pelos pecados de todos os que Nele creem!

A grande resistência do coração humano é aceitar que não pode ser justo por si só... que não pode prover a sua própria segurança baseada na sua boa conduta!
Tais pessoas lutam com todas as suas forças para construírem uma torre, um refúgio em seu coração baseado no quão bom, corretos e caridosos eles são... pensam que assim serão aceitos por Deus, e se perguntam porque Deus iria desconsiderar todo o esforço que empregam em serem boas pessoas?!
Os mesmos erros que por acaso essas pessoas cometem, se torna intolerável quando outros os cometem... tudo depende de quem está em questão, se tal pessoa comete um erro ela faz de tudo para se justificar e encobrir o seu erro, no entanto se outro comete o mesmo erro contra a sua pessoa, esta fará tudo o que for possível para que a justiça seja feita a seu favor!
A justiça aqui no mundo é maleável, está a favor de quem tem mais poder, mais dinheiro, mais condições de exigir que a justiça o justifique... no fundo, não é justa! A justiça se deixa comprar de acordo com os interesses particulares de algumas pessoas.
Mas Deus é Justo... e não negocia de forma alguma a Sua justiça... Ele será o Justo Juiz no dia final, perante Ele todas as pessoas terão que dar contas de todos os seus atos... e a forma de Deus julgar as pessoas não será por comparação com outras pessoas que foram melhores ou piores, também não será um balanço das boas ações versus os erros cometidos na vida... não, Deus irá julgar os pecados, independente de quem os tenha cometido... e um só erro é capaz de condenar uma pessoa!
Naquele dia as pessoas desejarão ardentemente se defender perante esse Justo Juiz, e a Bíblia diz que "o juízo de Deus é segundo a verdade" (Rom. 2: 2), portanto perante Deus não conseguirão "torcer" a verdade a seu favor. Deus não se deixará "comprar" pelos nossos argumentos... a verdade é que não haverão argumentos perante Deus. A justiça de Deus será soberana naquele dia!
Deus então será uma torre forte e acolherá os Seus justos, aqueles a quem Ele justificou... e os justos estarão seguros na presença de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário